QUANDO O ASSUNTO É SOBRE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: LEI 10.639∕2003

Autores

  • Joanice Santos Conceição Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p113-126

Palavras-chave:

Religião, Currículo, Racismo, Dificuldades, Avanços

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a aplicação da Lei 10.639∕2003, em especial, sobre os aspectos das religiões de matriz africana, tendo em vista que a lei sancionada tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as unidades escolares do País. Entendemos que falar sobre racismo não é tarefa fácil, principalmente no ambiente escolar, que, embora possibilite a construção de conhecimento, cultiva a manutenção de preconceitos e estereótipos em relação a
determinados grupos, em especial, negros e indígenas. Esse preconceito é acentuado quando se coloca em relevo as religiões de matriz africana, frente ao crescimento de denominações pentecostais e neopentecostais que têm praticado diversos desrespeitos religiosos por todo o Brasil. Idealmente, a escola brasileira deve fornecer informações históricas relativas às matrizes que deram origem ao País; entretanto, há uma maior valorização do pensamento e culturas eurocêntricas, descuidando-se abundantemente das diversidades culturais, econômicas e tecnológicas do continente africano. O método utilizado é o qualitativo, baseando-se na pesquisa documental e no contato com os professores, revelando assim que a não aplicação da Lei 10.639∕2003 resulta de um conjunto de ações e comportamentos, com destaque para o racismo. A partir disso apresento o texto.

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Biografia do Autor

Joanice Santos Conceição, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Sociais∕Antropóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisas Ritual, Festa e Perfor-mance da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participante do Núcleo de Pesquisa Gênero, Raça, Cultura e Sociedade Candaces da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Como Citar

CONCEIÇÃO, J. S. QUANDO O ASSUNTO É SOBRE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: LEI 10.639∕2003. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 113–126, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p113-126. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2289. Acesso em: 29 mar. 2024.