Educación y las corporeidades: resistencias en las existencias

as resistências nas existências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369

Palabras clave:

Cuerpo, Corporeidades, Filosofia de la Diferencia, Formación Docente.

Resumen

La investigación se centra en la idea de cuerpo-corporeidades negras, indígenas y de diferentes orientaciones sexuales y sus resistencias-existencias en la trayectoria de formación académica. Analiza posiciones políticas y religiosas con relación a la política de inclusión de las diversidades en la enseñanza escolar, al mismo tiempo busca conocer los entendimientos de los docentes en formación de pregrado sobre esa temática. El análisis fue realizado a la luz de la filosofia de la diferencia, que considera las existencias en sus formas de sentir, pensar, existir y estar en el mundo que no se modulan, ni se encuadran en modelos existentes y hegemónicos. Trece respuestas no demostraron comprensión sobre las corporeidades; doce, afirmaron que el racismo, el prejuicio, la violencia son determinaciones de la sociedad y nueve las reconocen y entienden como creaciones que pueden ser transformadas. Los datos indican la necesidad de inversiones en la formación de docentes para que puedan ampliar sus comprensiones acerca de esas temáticas directamente vinculadas a los derechos a existir.

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Biografía del autor/a

Vicente Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos da filosofia da diferença na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; corporeidades negras, indígenas e das diferentes orientações sexuais.  Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, no mestrado em Educação da UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da UFMA no Centro de Ciências de Codó; Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA, Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI) e Educação Escolar Quilombola (EEQ).

Rossini Pereira Maduro, Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED/Am

Indígena do povo Borari. Possui formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA (2005), Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2018) e atualmente é doutorando em Educação na Amazônia pela Rede Educanorte/Polo Manaus. Realiza pesquisas na área da educação escolar indígena e saberes tradicionais a partir de aproximações com campos teóricos da filosofia da diferença. Membro do Fórum de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas-FOREEIA e do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena-FNEEI.  Assessor pedagógico da Gerência de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus-AM.

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Publicado

2023-11-17

Cómo citar

AGUIAR, V.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, K.; PEREIRA MADURO, R. Educación y las corporeidades: resistencias en las existencias: as resistências nas existências. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 351–369, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17621. Acesso em: 23 nov. 2024.