Education and corporeities: resistances in existences
as resistências nas existências
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369Keywords:
Body, Corporeities, Philosophy of Difference, Teacher Training.Abstract
The research focus on the idea of black, indigenous, and different sexual orientation body-bodies and their resistances-existences in the trajectory of educational background. Analyzes political and religious positions with regard to the politics of inclusion of diversities in school education, at the same time, seeks to know the understandings teachers in undergraduate training about this theme. The analysis was conducted in the light of the philosophy of difference that considers existences in their ways of feeling, thinking, existing and being in the world that do not modulate, neither fit into models existing and hegemonic. Thirteen answers showed no understandings about corporeities; twelve, affirmed that racism, prejudice, violence are determinations of society and nine recognize and understand them as creations that can be transformed. The data indicate the need of investments in teacher training in a way that they can expand your understandings about these themes directly linked to the rights to exist.
Downloads
References
AGASSIZ, Jean Louis Rodolph, 1807 – 1873. Viagem ao Brasil 1865 – 1866 / Luís Agassiz e Elizabeth Cary Agassiz. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000.
AGUIAR, José Vicente de Souza. Narrativas sobre povos indígenas na Amazônia. Manaus: Edua, 2012.
AGUIAR, J. V. S. OLIVEIRA, K. A. NASCIMENTO, I. O pensamento étnico-racial: o saber científico, as normas legais e a educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e2219318, p. 1-22, 2022 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19318. Acesso em 13 de abr. 2022.
BALLOUSSIE, Anna Virginia. Pastor que 'reservou' inferno para LGBTQIA+ tem apoio de colegas no Brasil. Jornal Estado de Minas: Diversidade.
CENARIUM Amazônia, maio de 2021. Disponível em: https://revistacenarium.com.br/bancada-evangelica-revoga-resolucao-que-incluia-educacao-para-diversidade-sexual-em-escolas-de-manaus/. Acesso em 03 de fev. de 2023.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de novembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei n.º 11.645, de 11 de março de 2008. “Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 11 mar. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 03 de fev. de 2023.
(CARTACAPITAL, nov. 2019). Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/escravidao-aqui-no-brasil-foi-porque-o-indio-nao-gosta-de-trabalhar. Acesso em 26 de mai. 2023.
CHAVES JR, José Inaldo. Os povos indígenas e a questão do trabalho no Brasil colonial (Artigo). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/povos-indigenas-trabalho-brasil-colonial/. Acesso em 18 nov. 2019.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 054/CME/2021. Aprovada em 25/02/2021 Disponível em: https://cme.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/RESOLUCAO_054_CME_2021.pdf. Acesso em 27 de mar. de 2023.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 091/CME/2020 APROVADA EM 29/12/2020. Disponível em: https://cme.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/RESOLUCAO_091_CME_2020.pdf. Acesso em 27 de mar. de 2023.
CUNHA, Andreia Ribeiro. Corpos Indóceis: reflexões acerca da Corporeidade Negra na cidade do Rio de Janeiro. Revista Continentes (UFRRJ), ano 11, n. 21, 2022, p.230-250.
D'AGOSTINO, Rosanne. Supremo forma maioria para derrubar lei estadual que proíbe linguagem neutra em escolas. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/02/09/supremo-forma-maioria-para-derrubar-lei-estadual-que-proibe-linguagem-neutra-nas-escolas.ghtml. Acesso em fev. 2023
DELEUZE, Gilles, 1925-1995. Bergsonismo / Gilles Deleuze; tradução de Luiz B. L. Orlandi. - São Paulo: Ed. 34, 2012
IDA, Jacques. De que amanhã: diálogo/ Jacques Derrida; Elisabeth Roudinesco. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
FREITAS PINTO, Renan. Viagem das ideias. – Manaus: Editora Valer / Prefeitura de Manaus. 2006
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Julgadas inconstitucionais leis sobre Escola Livre e proibição de ensino de sexualidade. 2020. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=450392&ori=#:~:text=O%20Plen%C3%A1rio%20do%20Supremo%20Tribunal,e%20sexualidade%20na%20rede%20p%C3%BAblica. Acesso em 24 de mar. 2023.
LAPOUJADE, David. Potências do Tempo. Tradução de Hortência Santos Lencastre. – 2. Ed. São Paulo: n – 1 edições, 2017. (a)
___________. As existências Mínimas. Tradução de Hortência Santos Lencastre. – 2017. (b)
MAUSS, Marcel [1872-1950]. Sociologia e antropologia. Título original: Sociologie et anthropologie. Introdução: Claude Lévi-Strauss. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MEDEIROS, Cley. Juiz derruba resolução que anulava ensino para a diversidade em Manaus. Disponível em: https://www.acritica.com/manaus/juiz-derruba-resoluc-o-que-anulava-ensino-para-diversidade-em-manaus-1.21007. Acesso em 13 de abr. 2021
NÉRI, Frederico José de Santana, Barão de Santana Néri, 1848 ou 9 – 1901 ou 2. País das Amazonas – 1884. Tradução Ana Mazur Spira. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.
POLATO, Amanda, (g1) (29/01/2023). Garoto de 14 anos fala sobre apoio da família e mudança de vida após se assumir transgênero: ‘sou muito orgulhoso’. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/diversidade/noticia/2023/01/29/garoto-de-14-anos-fala-sobre-apoio-da-familia-e-mudanca-de-vida-apos-se-assumir-transgenero-sou-muito-orgulhoso.ghtml. Acesso em 03 de fev. de 2023.
RAGO, Margareth. Rir das origens. In: Silveira, Rosa Maria Hessel (Org.) Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
SILVA, J. R. S. Homossexualidade, medicina e educação. São Leopoldo, RS: Oikos, 2022.
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de 1854 [1959]. História geral do Brasil antes de sua separação e independência de Portugal. São Paulo: Melhoramentos, segunda edição, tomo primeiro.
VASCONCELOS. Caê. Pelo 14º ano, Brasil é país que mais mata pessoas trans; foram 131 em 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/01/26/mortes-pessoas-trans-brasil-2022.htm. Acesso em 03 de fev. 2023
VIEIRA, Antônio 1657 [1957]. “Sermão do Espírito Santo”, in Sermões. São Paulo: Editora das Américas, vol. 5, p. 205-55.
VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. 5 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
WORMS, Frédéric. Bergson ou os dois sentidos da vida. Predobon, - São Paulo: Editora Unifesp, 2010.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Vicente Aguiar, Kelly Almeida de Oliveira, Rossini Pereira Maduro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017