Education and corporeities: resistances in existences

as resistências nas existências

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369

Keywords:

Body, Corporeities, Philosophy of Difference, Teacher Training.

Abstract

The research focus on the idea of black, indigenous, and different sexual orientation body-bodies and their resistances-existences in the trajectory of educational background. Analyzes political and religious positions with regard to the politics of inclusion of diversities in school education, at the same time, seeks to know the understandings teachers in undergraduate training about this theme. The analysis was conducted in the light of the philosophy of difference that considers existences in their ways of feeling, thinking, existing and being in the world that do not modulate, neither fit into models existing and hegemonic. Thirteen answers showed no understandings about corporeities; twelve, affirmed that racism, prejudice, violence are determinations of society and nine recognize and understand them as creations that can be transformed. The data indicate the need of investments in teacher training in a way that they can expand your understandings about these themes directly linked to the rights to exist.

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Author Biographies

Vicente Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos da filosofia da diferença na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; corporeidades negras, indígenas e das diferentes orientações sexuais.  Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, no mestrado em Educação da UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da UFMA no Centro de Ciências de Codó; Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA, Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI) e Educação Escolar Quilombola (EEQ).

Rossini Pereira Maduro, Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED/Am

Indígena do povo Borari. Possui formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA (2005), Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2018) e atualmente é doutorando em Educação na Amazônia pela Rede Educanorte/Polo Manaus. Realiza pesquisas na área da educação escolar indígena e saberes tradicionais a partir de aproximações com campos teóricos da filosofia da diferença. Membro do Fórum de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas-FOREEIA e do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena-FNEEI.  Assessor pedagógico da Gerência de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus-AM.

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Published

2023-11-17

How to Cite

AGUIAR, V.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, K.; PEREIRA MADURO, R. Education and corporeities: resistances in existences: as resistências nas existências. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 351–369, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17621. Acesso em: 2 jul. 2024.