Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87

Palavras-chave:

Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa.

Resumo

Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araújo , UNIJUI

Editora da Revista Contexto&Educação. Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular

Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, IFFARROUPILHA

Licenciada em Licencitura Plena em Fisica pela UNIJUI. Mestre em educação nas Ciências-UNIJUI. Doutora em Educaçãoem Ciências Química da Vida e Saúde

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-28

Como Citar

ARAÚJO , M. C. P. de .; NONENMACHER, S. E. B. Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 74–87, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585. Acesso em: 19 abr. 2024.