AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO

CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160

Palabras clave:

Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância

Resumen

A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Endereço Institucional: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Citas

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Tradução de O. Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA, Erlinda M.; GOBARA, Shirley T. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. 2007. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8cErlinda.pdf>. Acesso em: 08 out. 2012.
BELLONI, Maria L. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORBA, Marcelo C.; MALHEIROS, Ana P. S.; ZULATTO, Rúbia B. A. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CARNEIRO, Reginaldo F. Processos formativos em matemática de alunas-professoras dos anos iniciais em um curso a distância de pedagogia. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n.105, p. 1211-1234, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MILL, Daniel. et al. O desafio de uma interação de qualidade na Educação a Distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, SP, v. 2, n. 4, p. 112-127, 2008. Disponível em: <http://www.
cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/106/63>. Acesso em: 10 set. 2012.
MOON, Bob. O papel das novas tecnologias da comunicação e da educação a distância para responder à crise global na oferta e formação de professores: uma análise da experiência de pesquisa e desenvolvimento. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n. 104, p. 791-814, 2008.
NOTARI, Michele. How to use a wiki in Education: wiki based effective constructive learning. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON WIKIS, 2006, Odense – Dinamarca. Anais... Odense – Dinamarca, 2006, p. 131-132. Disponível em: <http://www.wikisym.org/ ws2006/>. Acesso em: 09 nov. 2012.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Building online learning communities: effective strategies for the virtual classroom. San Francisco: Jossey-bass, 2007.
PRETI, Oreste. A “autonomia” do estudante na educação a distância: entre concepções, desejos, normatizações e práticas. In: ______ (Org.). Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília, DF: Líber Livro, 2005. p. 109-151.
TANCREDI, Regina M. S. P.; REALI, Aline M. M. R.; MIZUKAMI, Maria G. N. Programa de mentoria para professores das séries iniciais: implementando e avaliando um continuo de aprendizagem docente. Relatório de pesquisa/FAPESP. São Carlos: DME/PPGE/UFSCar, 2005.
VALENTE, José A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, SP, v. 7, n. 12, p. 139-142, 2003.
______. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitem a construção de conhecimento. In: ARANTES, Valéria A. Educação a distância. São Paulo: Summus. 2011. p. 13-44.

Publicado

2015-12-04

Cómo citar

CARNEIRO, R. F. . AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 147–160, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100. Acesso em: 21 nov. 2024.