EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O 1º DA FAMÍLIA
O PENSAMENTO DE HABERMAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE NO CONTEXTO DA UAB
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p131-146Palabras clave:
1º na família (first in the Family). Universidade Aberta do Brasil. Habermas. EaD.Resumen
Este artigo apresenta o detalhamento da organização de uma investigação relacionada à Universidade Aberta do Brasil (UAB) em estudo de caso no estado de Sergipe, e a sua constituição como sujeito de direito, a partir da investigação de uma relação dialética baseada na racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas. Ao buscarmos nos trabalhos correlatos a questão do 1º na família (first in the Family) identificamos a mudança na concepção pessoal, familiar e sociocomunitária daqueles que são os primeiros na sua família a ter acesso à formação superior. Aliado a isto consideramos a oportunidade de cursar uma graduação na modalidade a distância (EaD), como cenário emancipatório e de oportunidade para construção da cidadania e o acesso à educação superior. Os processos executados nesta fase piloto demonstram a oportunidade desta pesquisa, a sinalização da importância em ampliar as ofertas inclusivas associadas à educação superior, por meio da oferta de EaD.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Escala, 2008. (Coleção Mestres Pensadores).
BOURDIEU, Pierre. Le champ scientifique. Tradução de Paula Montero. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2-3, p. 88-104, jun. 1976.
BUKOSKI, Beth Em. Common challenges and diverse experiences: first-in-their-family college students’ narratives. 2012. Dissertation (Doctor of Philosophy) – The University of Texas at Austin, 2012.
ESTÊVÃO, Carlos Alberto Vilar. Educação, justiça e direitos humanos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 85-101, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n1/a06v32n1.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015.
FLICKINGER, Hans-Georg. Autonomia e reconhecimento: dois conceitos-chave na formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 7-12, jan./abr. 2011.
GIBBS, Grahan. Análise de dados qualitativos. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIRAFFA, Lucia M.M. A formação de professores para trabalhar com Educação a Distância: requisitos e implicações. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DO SUL, 16., 2010, Porto Alegre.
Anais eletrônicos... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. v. 1. p. 1-5. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/.../resumo_LuciaGiraffax.pdf>. Acesso em: 20 maio 2012.
GOFEN, Anat. Family capital: how first-generation higher education students break the intergenetational cycle. Family Relations, n. 58, p. 104-120, Feb. 2009.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
_____. La inclusión del otro. Barcelona: Piados, 1999.
HERMANN, Nadja. Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Habermas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. (Coleção Filosofia, n. 93).HONNETH, Axel. Crítica del agravio moral: patologías de la sociedad contemporánea. Trad.: Peter Storandt Diller. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2009.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é o esclarecimento? Trad. Luiz Paulo Rouanet. 2008. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/61427661/KANT-Immanuel-Resposta-a-pergunta-Que-e-Esclarecimento>. Acesso em: 20 jul. 2015.
KHUN, Thomas. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MORAES, Roque; GALLIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007.
NETTO, Carla; GIRAFFA, Lúcia; FARIA, Elaine. Graduações a distância e o desafio da qualidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
PLATÃO.A República (Da Justiça). São Paulo: Edipro, 2006.
PRESTES, Nadja Hermann. Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). O que é. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/index.php/sobre-a-uab/o-que-e>. Acesso em: 05 jan. 2014.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Trad. Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017