As mulheres da EJA
do silenciamento de vozes à escuta humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p131-150Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Mulheres. Memórias. Trajetórias. Educação.Resumen
A reflexão proposta neste artigo resulta de uma pesquisa realizada com mulheres, estudantes da EJA de um município do Paraná, tendo como objetivo compreender suas trajetórias escolares e identificar as dificuldades vivenciadas, os motivos para retornarem ao espaço escolar e o papel da educação em suas vidas. Para tanto, dentro de uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e a história oral temática, organizadas e analisadas na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram trajetórias permeadas por abandono escolar, dificuldades socioeconômicas e preconceitos e a educação como uma via para a conquista de um espaço na sociedade. Evidenciou-se a necessidade da escuta das vozes femininas, (re)conhecendo suas experiências de vida com vistas à elaboração de propostas pedagógicas humanizadoras e emancipadoras, considerando o contexto de exclusão ao qual, historicamente, essas estudantes foram submetidas.
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Atualizado em 15/07/2017