Que fim levaram todas as cores?

As imagens que uma política pública conta para nós

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p152-166

Palabras clave:

Conta pra Mim, Literatura Infantil, Política Pública Educacional, Relações étinco-raciais

Resumen

Este artículo analiza el tratamiento dado a las ilustraciones del programa gubernamental Conta pra Mim (2020). Presenta los avances inherentes a la literatura infantil en la dimensión de las relaciones étnico-raciales, además de exponer el contexto histórico de implementación de esta política pública. A partir del aporte de Vigotski, recurre a los conceptos de imaginación y creatividad y elige como corpus analítico dos ilustraciones circunscritas en la categoría de “libros de ficción” presentes en la colección del programa. Sostiene que la política gubernamental actual ignora los avances en el campo de la literatura infantil y las discusiones y luchas inherentes a la educación para las relaciones étnico-raciales, a través de una política de blanqueamiento. Concluye que tal intento constituye un obstáculo para la imaginación, la creación y la fantasía y proporciona un gran servicio al mantenimiento de un imaginario social basado en estándares eurocéntricos hegemónicos

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Biografía del autor/a

Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes - 2008), Pedagogia (Ufes - 2014), com especializações na área educacional. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e do grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação. Trabalha como professora de Língua Portuguesa em regime de dedicação exclusiva, no Ifes, campus Venda Nova do Imigrante, onde atua no Ensino Médio, na Licenciatura em Letras-Português e em curso de pós-graduação.

Samira da Costa Sten, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto I da Universidade Federal da Bahia, em regime de dedicação exclusiva. Lotada na Faculdade de Educação (Faced). Doutora e mestra em Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e participa do grupo de Pesquisa, Imagens, Tecnologias e Infâncias. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Letras Português pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010).

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Publicado

2021-06-30

Cómo citar

PASSOS RAMALHETE, M.; DA COSTA STEN, S. Que fim levaram todas as cores? As imagens que uma política pública conta para nós. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 152–166, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p152-166. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11063. Acesso em: 17 jul. 2024.