Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
o ensino de geografia e a apropriação conceitual
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p223-237Palabras clave:
Ensino Médio. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Ensino de Geografia.Resumen
Neste artigo temos como objetivo apresentar uma experiência pedagógica com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação desenvolvida em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual pública catarinense, no ano de 2019, realizada no percurso de Doutorado. Utilizamos uma metodologia de natureza colaborativa de cunho qualitativo, envolvendo vinte e nove estudantes. No estudo encontramos elementos que permitem destacar que as tecnologias digitais da informação e comunicação possibilitam estabelecer redes de aprendizagem e, também configuram como dispositivos de apropriação e mobilização dos conteúdos e conceitos envolvidos no ensino de Geografia. Identificamos que as tecnologias digitais interferem na atuação dos estudantes, além de desafiarem os docentes a recolocarem no fazer pedagógico outras e novas práticas metodológicas, concepções de aprendizagens e relações conceituais.
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Atualizado em 15/07/2017