Convocatoria de publicación - Monográfico 79 - Educación Superior, democratización, acceso y permanencia

2025-01-28

Educación Superior, democratización, acceso y permanencia

Organización:  Prof. Dra. Edineide Jezine (UFPB) y Prof. Dra. Danielle Xabregas Pamplona Nogueira (UnB).

A problemática da democratização do acesso à educação superior e suas contradições, com destaque para a interface permanência e evasão tem se configurado como um fenômeno mundial, em função dos processos de globalização e das recomendações dos organismos multilaterais, que indicam a redução da responsabilização do Estado, para com as políticas públicas, favorecendo a mercantilização da educação superior. Dentre as problemáticas que permeiam o tema, consideram-se a expansão do sistema e fenômeno da EAD; as políticas de inclusão social que objetivam a democratização do acesso à sujeitos com histórico de desigualdade social; as formas de financiamento público/privado; a tríade acesso/permanência/conclusão de cursos de ensino superior e os resultados da empregabilidade. Para tanto, o Dossiê apresenta o debate da educação superior, para além da expansão do sistema privado e, busca problematizar as políticas de democratização do acesso em sua interface com a permanência e evasão. Como um fenômeno que afeta instituições públicas e privadas de ensino superior, estudantes e o desenvolvimento social, constituindo a permanência e a conclusão um desafio para as políticas públicas, político-social, econômico e de gestão institucional e pedagógica.

Palabras clave: Educación Superior. Acceso. Evasión. Permanencia. 

Fecha límite: 13 de abril de 2025.