Reescrita historiográfica da educação secundária em mato grosso (2000-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p62-76

Palavras-chave:

Educação secundária, Historiografia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste texto tomamos como fontes e objetos dissertações na investigação da educação secundária regionalizada, defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para as análises pretendidas, buscamos identificar a presença (ou ausência) do diálogo com a historiografia consagrada e/ou analítica da historicidade. Para tanto, incursionamos pela versão da comparação nominada “estudos comparados” que, no contexto da história da educação, problematiza a ‘interpretação/representação do eu-outro’, provocando rompimentos, no caso da História, com o conceito cronológico de tempo e, no caso da Educação Comparada, com o conceito geográfico de espaço. Em conclusão, a reescrita historiográfica aponta a necessidade de aprofundamentos e desdobramentos dos aspectos singulares da regionalidade, que mantêm conexão e alimentam interdependências entre si e na relação com práticas políticas, econômicas, culturais e educativas.

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Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavres Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - PUC/SP

Eurize Caldas Pessanha, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Doutorado em Educação - USP - 1992

Silvia Helena Andrade de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - UNICAMP

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

SILVA, F. de C. T.; PESSANHA, E. C.; BRITO, S. H. A. de. Reescrita historiográfica da educação secundária em mato grosso (2000-2018). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 62–76, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p62-76. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8436. Acesso em: 28 mar. 2024.

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