A comemoração das vanguardas pedagógicas do ensino secundário paulista da década de 1960:

reconstruir o passado para moldar o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128

Palavras-chave:

Ensino secundário, Renovação pedagógica, Comemoração

Resumo

As edições comemorativas foram produzidas nas décadas de 1990 e 2000, como fruto de reuniões de associações de ex-alunos de três escolas secundárias renovadas da década de 1960: os Ginásios Vocacionais (1961-1969), o Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (1957-1969) e o Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem (1949-1981). Nas comemorações os ex-alunos/editores denominaram a “renovação educacional” como uma “vanguarda pedagógica”. O objetivo é comparar os discursos dos livros/artigos comemorativos e compreender quais as motivações de transformar, o reencontro de antigos colegas de classe, em divulgação das suas experiências escolares do passado para um público mais amplo. O aporte metodológico foi baseado nos debates de história, memória e comemoração e partimos da premissa teórica de que o acontecimento comemorado visa sempre o seu devir. As comemorações cumprem a função de guardiões de um imaginário social e expõe ao público a construção da autoimagem de um grupo. Portanto, a recuperação dessas memórias propunha a retomada da expansão do ensino renovado nas escolas públicas, cujo projeto havia sido derrotado na década de 1960 com a instauração do Regime Militar.

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Biografia do Autor

Natália Frizzo de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Atualmente cursa o Doutorado na Faculdade de Educação na área de concentração de História da Educação e Historiografia, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado em Educação (2015) na mesma área. Possui curso de Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2010), especialização em Gestão Escolar pela Unicid (2012). Tem experiência na área de pesquisa em História e Educação. Atuo principalmente nos seguintes temas: memória, história da educação e da cultura,história das universidades com ênfase nas relações entre educação e política no período da Ditadura Militar no Brasil (1964 - 1985). Faz parte do Grupo de pesquisa Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações, da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Bruno Bontempi Jr

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

DE ALMEIDA, N. F. A comemoração das vanguardas pedagógicas do ensino secundário paulista da década de 1960:: reconstruir o passado para moldar o futuro. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 110–128, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8330. Acesso em: 19 abr. 2024.