Ensino secundário no casarão da praça da bandeira:

ginásio paraense (1930-1937)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p162-179

Keywords:

Ginásio Paraense, Secondary school, System of avaliation, Belém Pará

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de organização do ensino secundário público no Ginásio Paraense, em Belém do Pará, nos anos de 1930 a 1937. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica.  Para compreender esse processo, buscou-se reunir uma diversidade de fontes, como legislação do ensino, mensagens de governo e jornais. Os autores base deste estudo são Dallabrida (2009), Nunes (2000), Silva (2018), Souza (2008), Pessanha (2000), entre outros. Trata-se do primeiro estabelecimento de ensino secundário público, criado em Belém do Pará em 1841, tendo, ao longo dos anos, se constituído referência de estudos secundários na região norte do país. No ano de 1937, era o único da região a oferecer o curso secundário fundamental e complementar. Um lugar de difusão do conhecimento científico e literário.

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Author Biographies

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade  Estadual de Campinas. Professora do Progrma de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação da Amazônia

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Mestre em Letras (área de Linguística) pela Universidade Federal do Pará. Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS).

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Published

2020-10-28

How to Cite

DE FRANÇA, M. do P. S. G. de S. A.; SILVA ARAÚJO ALVES, L. M. Ensino secundário no casarão da praça da bandeira: : ginásio paraense (1930-1937). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 162–179, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p162-179. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8319. Acesso em: 21 nov. 2024.