VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA

Authors

  • Eliana Sousa Alencar Marques Universidade Federal do Piauí -UFPI
  • Maria Vilani Cosme de Carvalho Universidade Federal do Piauí -UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Keywords:

Vivência, Afetação, Potência de agir, Encontros alegres

Abstract

O artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vigotski e Baruch de Espinosa. O aprofundamento em torno da teoria de Vigotski revela que ele encontrou em Espinosa a sustentação filosófica que explica a relação entre afeto e intelecto no desenvolvimento do psiquismo humano. Com base nisso, propomos um diálogo entre Vigostki por meio da categoria vivência, e Espinosa a partir da categoria afetação. O estudo vem sendo realizado por meio de pesquisa
bibliográfica com base na obra Éticade Espinosa e nos textos pedológicos escritos por Vigotski, precisamente La crisis de los siete años, A questão do meio na pedologia e Psicologia pedagógica. Os resultados apontam que vivências alegres aumentam a potência de agir de alunos e professores. O aumento da potência de agir significa também o aumento da potência de pensar, ou seja, significa maior consciência na
atividade. Para o aluno, significa vivenciar aprendizagens que façam sentido para sua vida, ou seja, o que lhe traz felicidade. Para o professor, significa saber o que faz, isto é, maior autonomia no trabalho. Portanto, as vivências que constituem encontros alegres produzem afetações que ajudam na constituição de sujeitos mais emancipados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliana Sousa Alencar Marques, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI). Professora
das disciplinas Didática, Avaliação da Aprendizagem e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/ Campus Petrônio Portela. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia da Educação (NEPPED/PPGED/UFPI). Linhas de pesquisa: Atividade de ensino-aprendizagem, Formação de professores, significados e sentidos na abordagem Sócio-Histórica.

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Professora Pós-Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI).
Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação (NEPPED/PPGED/UFPI). Endereço para correspondência: Universidade Federal do Piauí (UFPI) /Centro de Ciências da Educação (CCE) / Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE)/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)

References

BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. da G. M. (Org.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.

COSTA-PINTO, A. B. Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da expe-riência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) SP/Brasil. 2012. 164 f. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, São Pau-lo: Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2012.

COSTA-PINTO, A. B.; RODRIGUES, L. Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento. Filosofia e Educação, Campinas, v. 5, n. 1, p. 111-129, 2013. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/rfe/article/view/4390/3836>. Acesso em: 12 jun. 2013.

ESPINOSA, B. de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas, SP: Papirus, 2011.

TOASSA, G; SOUZA, M. P. R. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 757-779, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65642010000400007&script>. Acesso em: 26 maio 2012.

VIGOTSKI, L. S. La crisis de los siete años. In. ______. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.

______. Psicologia e pedagogia: edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VINHA, M. P.; WELCMAN, M. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigots-ki. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 out. 2012.

How to Cite

MARQUES, E. S. A.; CARVALHO, M. V. C. de. VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822. Acesso em: 22 nov. 2024.