Os estratagemas psicológicos utilizados pelo Programa do Movimento Escola sem Partido

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p27-289

Keywords:

Educação. Autoritarismo. Estratégias. Escola.

Abstract

O artigo tem como objetivo explicitar os estratagemas psicológicos utilizados pelo Movimento Escola sem Partido em seus projetos de lei, desvelando as estratégias psicológicas empregadas para suscitar concordância e adesão dos sujeitos aos discursos e métodos do Movimento. Realizou-se uma análise de conteúdo dos projetos de lei do Movimento apresentados na esfera federal. Foi possível constatar que o Movimento utiliza reiteradamente de estratagemas típicos da propaganda totalitária, que buscam se aproveitar da debilidade dos sujeitos na sociedade que os predispõe a discursos autoritários. Ainda que os projetos não tenham sido aprovados na esfera federal, seus discursos produziram efeitos no campo das políticas públicas de educação, bem como nas escolas e na sociedade. Embora haja certa imprecisão quanto aos seus objetivos, é possível concluir que o Movimento busca impedir a experiência mais básica de uma educação diversa e democrática, impondo a uniformização do pensamento.

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Author Biographies

Claudia Helena Gonçalves Moura, Pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Doutora em Psicologia escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano, Unifenas. Pós-doutoranda no Instituto de Psicologia pela Universidade de São Paulo.

Pedro Fernando da Silva, Universidade de São Paulo

Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito/USP

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Published

2020-07-04

How to Cite

MOURA, C. H. G.; DA SILVA, P. F. Os estratagemas psicológicos utilizados pelo Programa do Movimento Escola sem Partido. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 270–289, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p27-289. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8133. Acesso em: 22 nov. 2024.