OUVINDO A DIVERSIDADE MUSICAL DO MUNDO – PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL COGNITIVA “ALÉM DAS FRONTEIRAS”

Autores

  • Katharina Döring Universidade do Estado da Bahia (DEDC–I/UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p27-46

Palavras-chave:

Educação musical, Etnomusicologia, Estudos culturais, Diversidade musical

Resumo

Os campos de educação musical e etnomusicologia nas pesquisas acadêmicas estão cada vez mais próximos na medida em que o Brasil busca reconhecer e integrar as músicas da tradição oral, de matrizes africanas e indígenas entre outras, como patrimônio imaterial e como conteúdos musicais na educação básica. Procuro tecer entre pesquisas interdisciplinares dos campos da etnomusicologia, educação musical, estudos culturais e cognição musical um diálogo crítico e interativo que possa ajudar a elaborar novos parâmetros para uma educação musical baseada na diversidade musical brasileira e das músicas do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALGE, Barbara; KRÄMER, Oliver (Hg.). Beyond Borders: Welt – Musik – Pädagogik. Musikpädagogik und Ethnomusicologie im Diskurs. Forum Musikpädagogik, Band 116. Augsburg: Wissner Verlag, 2013.

ALMEIDA, Berenice; PUCCI, Magda Dourado. Outras terras, outros sons. 3. ed. São Paulo: Calli, 2015.

ARROYO, Margarete. Educação musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG, 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2002.

______. Escola, Juventude e música: tensões, possibilidades e paradoxos. Em Pauta, Porto Alegre, v. 18, n. 30, p. 5-39, 2007.

AUSTERLITZ, Paul. Jazz consciousness. Music, race and humanity. Middletown: Wesleyan University Press, 2005.

BARTH, Dorothee. Hör ich verschieden oder hören wir gleich? In: ALGE, Barbara; KRÄMER, Oliver (Hg.). Beyond Borders: Welt – Musik – Pädagogik. Musikpädagogik und Ethnomusicologie im Diskurs. Forum Musikpädagogik, Band 116. Augsburg: Wissner Verlag, 2013. p. 67-80.

BAUMANN, Max Peter. Hören und Verstehen im interkulturellen Kontext. In: ALGE, Barbara; KRÄMER, Oliver (Hg.). Beyond Borders: Welt – Musik – Pädagogik. Musikpädagogik und Ethnomusicologie im Diskurs. Forum Musikpädagogik, Band 116. Augsburg: Wissner Verlag, 2013. p. 27-42.

BLACKING, John. How musical is man? Seattle: University of Washington Press, 1973.

______. The anthropology of the body. London: Academic Press, 1977.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 dez. 2016.

______. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, DF, 2008b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11769.htm>. Acesso em: 10 dez. 2016.

______. Presidência da República. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino de arte. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm>. Acesso em: 10 dez. 2016.

CAMPBELL, P. S.; BEEGLE, A. Middle Eastern expansions on the cultural diversity movement in music education. Music Educators Journal, v. 90, n. 1, p. 21-30, 2003.

CAMPBELL, Patricia Shehan; ANDERSON, William. Multicultural perspectives in music education. Lanham: Rowman & Littlefield Education, 2010.

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 31., 2014, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: ISME, 2014. Disponível em: <https://www.isme.org/>. Acesso em: 03 maio 2015.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativity: flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Perennial, 1996.

DÖRING, Katharina. Cantador de Chula – o samba antigo do Recôncavo baiano. Salvador: Pinaúna, 2016.

______. Wahrnehmung und Ausdruck in afrobrasilianischen Tanz-Musik-Traditionen – sinnlich-ästhetisches Lernen im Samba de Roda. Dissertation, Universität Siegen, 2012.

JACOBY, Peter. Die eigene Stimme finden. Detmold: Blaue Eule Verlag, 2000.

KATER, Carlos. Prefácio. In: ALMEIDA, Berenice; PUCCI, Magda Dourado. Outras terras, outros sons. 3. ed. São Paulo: Calli, 2015. p. 9-12.

KERTZ-WELZEL, Alexandra. Kann multikultureller Musikunterricht die Gesellschaft verändern? Erfahrungen aus den USA. In: SCHLABITZ, Norbert (Hrsg.). Interkulturalität als Gegenstand der Musikpädagogik. Essen: Die Blaue Eule, 2007. p. 69-89.

KRÄMER, Oliver. Horen und Verstehen aus musikpadagogische Perspektive. In: ALGE, Barbara; KRÄMER, Oliver (Hrsg.). Beyond Borders: Welt – Musik – Pädagogik. Musikpädagogik und Ethnomusicologie im Diskurs. Forum Musikpädagogik, Band 116. Augsburg: Wissner Verlag, 2013. p. 43-63.

KRIEGER, Wolfgang. Wahrnehmung und ästhetische Erziehung. Bochum: Projekt-Verlag, 2004.

KRUGER, Simone. Undoing Authenticity as a Discursive Construct. In: ALGE, Barbara; KRÄMER, Oliver (Hrsg.). Beyond Borders: Welt – Musik – Pädagogik. Musikpädagogik und Ethnomusicologie im Diskurs. Forum Musikpädagogik, Band 116. Augsburg: Wissner Verlag, 2013. p. 93-113.

MAKL, Luis Ferreira. Música, artes performáticas y el campo de las relaciones raciales. Área de estudios de la presencia africana en américa latina. En: LECHINI, Gladys (Comp.). Los estudios afroamericanos y africanos en América Latina: herencia, presencia Y visiones del otro. Cordoba: CEA-CLACSO, 2008. p. 225-250.

______. Artes musicais na Diáspora Africana. Improvisação, chamada-e-resposta e tempo espiralar. Outra Travessia, Florianópolis, n. 11, p. 55-70, 2011.

NETTL, Bruno. Music education and ethnomusicology: a (usually) harmonious relationship. Min-Ad: Israel Studies in Musicology Online, v. 8, n. I e II, p. 1-9, 2010.

NKETIA, Kwabena. Cultural diversity and music education in Ghana. In: TRAASDAHL, J. O. (Ed.). Music education in a multicultural society. Copenhagen: Danish Music Council, 1999. p. 50-59.

OLIVEIRA, Luís Felipe. O estudo da música a partir do paradigma dinâmico da cognição. Percepta – Revista de Cognição Musical, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 17-36, 2014.

OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e música – questões de uma antropologia sonora. Revista da Antropologia da USP, São Paulo, n. 44, p. 221-286, 2001.

ORFF, Carl. Die künstlerisch-pädagogische Idee. 2011. Disponível em: <http://www.orff.de/orff-schulwerk/idee.html>. Acesso em: 15 jul. 2016.

PELINSKI, Ramon. Corporeidad y experiencia musical. Revista TRANS, n. 9, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=82200913>. Acesso em: 01 set. 2010.

QUEIROZ, Luiz R. Silva. Educação musical e etnomusicologia: caminhos, fronteiras e diálogos. Revista OPUS, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 113-130, 2010.

SCHIPPERS, Huib. Facing the music. Shaping music education from o global perspective. New York: Oxford University Press, 2010.

SMALL, Christopher. Musicking. The meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.

______. Music of the Common Touch. Survival and Celebration in African-American Music. Middletown: Wesleyan University Press, 1987.

TRAVASSOS, Elisabeth. John Blacking ou uma humanidade sonora e saudavelmente organizada. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16, p. 191-200, 2007.

TUGNY, Rosângela Pereira; QUEIROZ, Rubens Caixeta (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado

2019-11-12

Como Citar

DÖRING, K. OUVINDO A DIVERSIDADE MUSICAL DO MUNDO – PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL COGNITIVA “ALÉM DAS FRONTEIRAS”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 27–46, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p27-46. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7564. Acesso em: 18 abr. 2024.