O SIGNIFICADO DO CURRICULO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR:ASPECTOS TEORICOS, LEGAIS, ESTRUTURAIS E METODOLÓGICOS

Authors

  • Ivanê Dantas Coimbra Faculdades Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1992.v1.n1.p%25p

Abstract

Ao pretendermos discutir este tema, devemos ressaltar, em primeiro lugar, o carater limitado da nossa análise, considerando a dimensão abrangente na qual pode circunscrever-se o significado de curriculo, por força da natureza multifacetada e complexa dos aspectos que lhe são inerentes.

A utilização do termo "educador", ao invés de professor, apresentada no título deste trabalho, tem a intenção proposital de relacionar o sentido próprio desse termo(educador) ao significado que deve ser atribuido ao curriculo, ao processo de formação do pedagogo.Em outras palavras, o trabalho pretende abordar alguns elementos técnicos acerca da configuração assumida pelo curriculo, através de seus componentes político-filosoficos, legais, estruturais e metodológicos, e de suas implicações no perfil do educador que se pretende formar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivanê Dantas Coimbra, Faculdades Jorge Amado

Possui graduação em Letra Com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1967) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1976). Atualmente é professor titular    aposentado da Universidade do Estado da Bahia,  tendo atuado como docente da disciplina Metodologia do Trabalho Científico nas Faculdades Integradas da Bahia, no ano de 2004, e presentemente é professor das Faculdades Jorge Amado,  em  disciplinas das áreas de   políticas  educacionais, currículo, educação inclusiva e filosofia da educação.

How to Cite

COIMBRA, I. D. O SIGNIFICADO DO CURRICULO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR:ASPECTOS TEORICOS, LEGAIS, ESTRUTURAIS E METODOLÓGICOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1992.v1.n1.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/626. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Thematic Papers