A EDUCAÇÃO ENTRE A TRADIÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pAbstract
O ponto de partida deste ensaio é a constatação da contrarie-dade e, ao mesmo tempo, da complementaridade entre o papel conservador e inovador da educação em relação ao mundo humano, o que a leva a propor inovações e não apenas conser-vação. Objetiva-se apresentar reflexões sobre como pensar a educação nessa dupla direção e sobre o seu papel de formadora de consciências críticas capazes de serem orientadoras das ações das novas gerações nessa situação ambivalente, problema a ser pensado pela Filosofia da Educação. O caminho escolhido foi o de desenvolver reflexão a partir de ideias de Durkheim, Adorno, Arendt, Kant, Lipman, Dewey e outros, com o objetivo de trazer contribuições para se pensar o problema posto. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de a educação oferecer ajuda consistente ao desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico das novas gerações como recurso fundamental para a produção de discernimentos, ajuizamentos e deliberações relativas ao que conservar e ao que inovar. Conclui que, nas escolas, a ênfase não pode estar apenas na transmissão de informações, mas também no trabalho de reflexão crítica a respeito e a partir dessas informações, ou seja, no desenvolvimento do pensar bem que alimente uma razão crítica e autocrítica.Downloads
References
ADORNO. Theodor W. Educação e emancipação. 4. ed. Tradução de Wofgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1995.
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt. Entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São
Paulo: Cortez, 2011.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1972.
______. A vida do espírito. 3. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
DEWEY, John. Democracia e educação.3. ed. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo:Nacional, 1959.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia.Tradução de Maria de Fátima Oliva do Couto. São Paulo: Hedra, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes neces-sários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra,
KANT, Immanuel. Lógica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.
ROUANET, S. P. Fato, Ideologia, Utopia. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 mar. 2002. Caderno Mais, p. 14-15.
SARAMAGO, José. Outros Cadernos de Saramago. Pensar, pensar. Lisboa, 2008. Disponível em:
josesaramago.org/69370.html >. Acesso em: 18 jun. 2010.
SAVATER, F. As perguntas da vida. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SEVERINO, A. J. A filosofia na formação do jovem e a ressignificação de sua experiência existencial. In: KOHAN,
W. Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 183-194.
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017