FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84Keywords:
Formação inicial, Docência, Educação infantilAbstract
Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados.Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.
Downloads
References
ANDRÉ, M. E. D. A. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990-1998. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 83-100.
______. A produção acadêmica sobre formação docente: um estudo comparativo das dissertações e teses dos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000110&pid=S1413...lng.>. Acesso em: 13 mar. 2014.
______. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, p. 6-18, 2010. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075>. Acesso em: 13 mar. 2014.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Manifestação das entidades educacionais sobre a política de formação de professores anunciada pelo MEC. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://www.anped.org.br/news/manifestacao-das-entidades-educacionais-sobre-politica-de-formacao-de-professores-anunciada>. Acesso em: 04 dez. 2017.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. “Fake policy” na formação de professores. Campinas, SP, 2017. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2017/10/20/fake-policy-na-formacao-de-professores/>. Acesso em: 04 dez. 2017.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
______. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João, 2010.
______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 16 jul. 2013.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 2, de 9 de junho de 2015. Analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/parecer_cne_cp_2_2015_aprovado_9_junho_2015.pdf>. Acesso em: 28 out. 2015.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015b. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 28 out. 2015.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Básico. Resolução MEC/SEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task>. Acesso em: 16 jul. 2013.
______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Institui o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/legislacao>. Acesso em: 27 jun. 2014.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 9 de agosto de 2017. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2017. Brasília, DF, 2017a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70141-rcp001-17-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 29 nov. 2017.
______. Ministério da Educação. Política Nacional da Formação de Professores. Brasília, DF, 2017b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=74041-formacao-professor-final-18-10-17-pdf&category_slug=outubro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 4 dez. 2017.
CHALUH, N. L. Da dimensão pessoal na formação inicial de professores. Série-Estudos, Rio Claro, v. 22, n. 44, p.181-200, jan/abr, 2017. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/964>. Acesso em: 23 out. 2017.
CÔCO, V. Conquistas, avanços, desafios e disputas na política de educação infantil: transformações na docência em nós. In: RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. (Org.). Educação Infantil: rede de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis, RJ: De Petrus, 2013. p. 181-199.
CÔCO, V.; GALDINO, L.; VIEIRA, M. A. F. O. Narrativas de formação: trabalho com memoriais na aproximação à docência na educação infantil. Revista Cocar, Belém, v. 10, n. 19, p. 121-139, jan./jul. 2016. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/788/564>. Acesso em: 23 out. 2017.
______. Trajetórias de formação: perspectivas para a docência na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 272-289, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35502/18296>. Acesso em: 23 out. 2017.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Ministério da Educação. Critérios de classificação Qualis – ensino. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/qualis/ensino.pdf>. Acesso em> 04 dez. 2017.
______. Ministério da Educação. Classificação da produção intelectual. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual>. Acesso em: 04 dez. 2017.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Nota pública sobre a política nacional de formação de professores do MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://www.cnte.org.br/index.php/documentos/notas-publicas/19239-politica-nacional-de-formacao-de-professores-mec.html>. Acesso em: 04 dez. 2017.
CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300004&script>. Acesso em: 19 nov. 2013.
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 36, n. 131, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200299&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 out. 2017.
FAHEINA, E. F. A.; ALVES, F. T. O. O curso de pedagogia do Vale do Mamanguape no contexto das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 344-355, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35588/18289>. Acesso em: 23 out. 2017.
FERREIRA, E. B.; CÔCO, V. Gestão na educação infantil e trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 5, n. 9, p. 357-370, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em: 4 out. 2012.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2017.
FREITAS, S. A.; MASETTO, M. T.; FELDMANN, M. G. O currículo no contexto atual: a interface com o trabalho pedagógico. Revista Cocar, Belém, n. 2, p. 53-75, ago./dez. 2016. Edição especial. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/999/645>. Acesso em: 23 out. 2017.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2013.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: Unesco, 2011. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2013.
GOMES, M. O. Formação de educadores de infância em Portugal e professores de educação infantil no Brasil: aproximações e distanciamentos. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 21, n. 1, p. 50-59, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2017.211.06/5853>. Acesso em: 23 out. 2017.
KELLER-FRANCO, E.; BESSA, S. Construindo alternativas para a formação inicial de professores: a percepção de estudantes de pedagogia sobre a abordagem curricular integrada. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 153-176, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26097/22382>. Acesso em: 23 out. 2017.
KELLER-FRANCO, E.; MASETTO, M. T. Avanços curriculares na formação inicial de professores. Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí, SC, v. 17, n. 3, p. 529-551, jul./set. 2017. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/9780/pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
KRAMER, S. Profissionais de educação infantil – gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
LUCE, Maria Beatriz. Formação de professores: a política e as diretrizes curriculares. Entrevistada por Fernanda Borges de Andrade. Em Aberto, Brasília, DF, v. 30, n. 98, p. 185-200, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3187>. Acesso em: 18 out. 2017.
MACHADO, L. C. (Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações. Educação, Santa Maria, RS, v. 41, n. 2, p. 297-309, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15079/pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
MARQUEZAN, F. F.; SCREMIN, G.; SANTOS, E. A. G. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 112-128, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/26020/15734>. Acesso em: 23 out. 2017.
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. De pedagogos a professores: balanço de uma década das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, SP, v. 2, n. 1, p. 41-55, 2017. Disponível em: <http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/634>. Acesso em: 23 out. 2017.
NASCIMENTO, L. F.; CAVALCANTE, M. M. D. Formação docente para a educação infantil: uma leitura do curso de pedagogia pós diretrizes curriculares. Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí, SC, v. 17, n. 3, p. 552-574, jul./set. 2017. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/9532/pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
NASCIMENTO, S. M. B.; LIRA, A. C. M. Marcos legais para a formação de professores da educação infantil e desafios à docência. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 35, p. 99-116, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n35p99>. Acesso em: 23 out. 2017.
NÓVOA, A. Comunicação do representante da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação no XIII Congresso do MEM em Lisboa. In: VILHENA, G.; SOARES, J.; HENRIQUE, M. (Org.). Nos 25 anos do movimento da escola moderna portuguesa. Lisboa: MEM, 1992. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2015.
______. Educação e formação ao longo da vida: entrevista. São Paulo: CRE Mario Covas, entrevista concedida por e-mail em out. 2004. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2013.
______. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742017000401106&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017.
OLIVEIRA, F.; ANDRADE, G. G. O curso de pedagogia nas universidades federais do Estado de Minas Gerais: reflexões acerca do espaço da educação infantil nos currículos de formação inicial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação – RIAEE, Araraquara, SP, v. 12, n. 1, p. 258-277, 2017. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8233/6265>. Acesso em: 23 out. 2017.
PEREZ, D.; OLIVEIRA, S. O. Formação de professoras no curso de pedagogia: o refletido e o vivido. Comunicações, Piracicaba, SP, v. 22, n. 1, p. 99-118, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2136/1494>. Acesso em: 23 out. 2017.
PINAZZA, M. A. Formação de profissionais da educação infantil em contextos integrados: informes de uma investigação-ação. 2014. 408 f. Tese (Livre docência) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-01122014-155847/pt-br.php>. Acesso em: 19 jul. 2017.
ROCHA, E. A. C. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 1999. 582 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 1999. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000184228>. Acesso em: 17 jun. 2013.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS. R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view>. Acesso em: 16 nov. 2017.
SAMPAIO, A. A.; STOBÄUS, C. D. Formação inicial docente: vivências e necessidades percebidas por licenciandos. Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí, SC, v. 17, n. 1, p. 1-19, jan./abr. 2017. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/7708/pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
SANTOS, L. Et al. Formação inicial de professores, Pibid e a opção pela docência. Educação e Linguagem, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-124, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/7095/5429>. Acesso em: 23 out. 2017.
SILVA, S. A.; OLIVEIRA, O. V. Entre sentidos e significados da tradução das diretrizes curriculares nacionais de pedagogia (DCNS) em MT. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 310-326, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35460/18298>. Acesso em: 23 out. 2017.
STANGHERLIM, R.; VERCELLI, L. C. A.; SANTOS, E. Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a formação inicial para a docência na educação infantil: análise exploratória de um curso de pedagogia de uma universidade pública paulista. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 37, p. 19-42, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/view/5785>. Acesso em: 23 out. 2017.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317>. Acesso em: 14 abr. 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017