O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pKeywords:
Tempo Escolar. Tempo Social. Autobiografia. Tempo e Diferença. Tempo e Outro. Ritmo e Simultaneidade.Abstract
Esta tese tem por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análisedo campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relógio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se adiscussão com Bakhtin (2003; 2010) para, junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográficaque se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixa rentrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensãodo tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017