O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz

Authors

  • Miguel André Berger Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Abstract

O estudo da historiografia na perspectiva da História Cultural vem ampliando ocampo da História, incluindo novos objetos, novas temáticas, destacando-se dentreeles o papel de personagens e intelectuais. Neste trabalho utilizou-se da abordagembiográfica para reconstruir a trajetória do professor Acrísio Cruz (1906-1969). A análisedocumental, os contatos informais e a realização de entrevistas semiestruturadaspossibilitaram compreender a atuação e as iniciativas desse professor e as mudançasno campo educacional sergipano. Em seu itinerário profissional, atuou como diretorde grupo escolar, como diretor da Instrução Pública, preocupando-se com o ensino ea formação de professor para o meio rural. Esse intelectual, com o apoio do InstitutoNacional de Estudos Pedagógicos (INEP), empreendeu um plano de construção de maisde 200 escolas rurais, proporcionando melhores condições de moradia ao professore ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Seu projeto recebeu reconhecimentopor parte das autoridades e dirigentes brasileiros e do professor Robert King Hall, daUniversidade de Colúmbia, que prestava assessoria ao INEP. Outra iniciativa foi acriação da Escola Normal Rural com o intuito de favorecer a formação de professorespara o meio rural, um dos aspectos cruciais da educação no Brasil.

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Author Biography

Miguel André Berger, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor e Assistente da Coordenação do Programa dePós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes

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Published

2013-06-22

How to Cite

BERGER, M. A. O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/308. Acesso em: 21 nov. 2024.