Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25pAbstract
Este trabalho vincula-se à pesquisa realizada no campo dos estudos (auto)biográficos,com base nas histórias de vida de professoras rurais do município de Itapetinga(BA) que trabalharam no final do século XX e início do século XXI. A educaçãorural surgiu muito tarde e carrega no seu bojo marcas de sua (des)contextualização,implicando as políticas e práticas cotidianas e a ausência histórica de políticasvinculadas à formação. O texto intenta sistematizar e discutir histórias narradaspor professoras, ao analisar questões concernentes ao cenário rural, de classe, degênero, numa perspectiva histórica, com ênfase na feminização do magistério eno desenvolvimento do trabalho docente. Enfoca-se, de forma abreviada, aspectosteóricos relacionados à abordagem (auto)biografia, mediante utilização de narrativasde cinco professoras, numa perspectiva de colaboração, permitindo-nos pensar ashistórias de vida, a formação e o desenvolvimento profissional, como marcados pordimensões históricas da professora rural e as respectivas influências e mudançasocorridas no contexto de atuação.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017