MULHER NEGRA: INTERSECCIONANDO GÊNERO, RAÇA, CLASSE, CULTURA E EDUCAÇÃO

Authors

  • Ana Cláudia Lemos Pacheco Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Martha Maria Brito Nogueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p89-99

Keywords:

Mulheres negras, Interseccionalidade, Educação, Saberes afro-brasileiros

Abstract

Este artigo analisa a trajetória de uma mulher negra de classe popular, baiana de acarajé, que se torna um dos maiores ícones da cultura popular afro-brasileira, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, nos séculos XX e XXI. A reconstrução da memória de Dona Dió do Acarajé nos levou a compreender a rede de relações sociais e culturais que se constituiu na criação do “Grupo Recreativo Escola de Samba União de São Vicente” e o processo de preservação e recriação das tradições
culturais na valorização de símbolos da cultura popular local. A nossa abordagem é perscrutar, através da perspectiva do Standpoint Theory Feminist (COLLINS, 1989), o eixo interseccional (CRENSHAW, 2002) que articula as diversas diferenças e identidades – gênero-raça, classe e outras – presentes na trajetória social dessa mulher negra que, através do saber da cultura afro-brasileira e do trabalho, contribuiu
para modificar práticas de exclusão social e transformar a sua história de vida e a de sua comunidade

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Author Biographies

Ana Cláudia Lemos Pacheco, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta de Sociologia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus – I), Salvador, Bahia. Líder do Grupo de pesquisa CANDACES: gênero, raça, cultura & sociedade, certificado pelo CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e ontemporaneidade (PPGREC) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Martha Maria Brito Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) da Universidade Estadual  do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa CANDACES: gênero, raça, cultura & sociedade, certificado pelo CNPQ

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How to Cite

PACHECO, A. C. L.; NOGUEIRA, M. M. B. MULHER NEGRA: INTERSECCIONANDO GÊNERO, RAÇA, CLASSE, CULTURA E EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 89–99, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p89-99. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2287. Acesso em: 22 nov. 2024.

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