ONCE AGAIN SUMMONED ECHOS OF FLORESTAN FERNANDES IN THE SYMBIOSIS BETWEEN UNIVERSITY, SOCIAL MOVEMENTS AND SOCIAL TRANSFORMATION OF REALITY
ecos de Florestan Fernandes na simbiose entre universidade, movimentos sociais e transformação social da realidade
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p348-364Keywords:
Florestan Fernandes. Democratization of education. Popular universityAbstract
Result of a research at the Stricto sensu level, in progress, this article aims to present and problematize possibilities for the creation and survival of a symbiotic movement between universities, popular social movements and the social transformation of reality. To this end, the article rescues ideas and actions of the brazilian sociologist, profesor and politician, Florestan Fernandes, in order to perceive, from the author’s propositions, the challenges for the realization of a popular university project. It is in this context that the article presents the case of the Federal University of the Southern Frontier - UFFS, an institution arising from the struggle of social movements, structured as a popular university in the countryside. In its conclusions, the article highlights the approximations between Florestan Fernandes’ ideals for a democratic education and the conditions for the effectiveness of this ideal based on a concrete example, demonstrating the relevance of the call: Once agais summoned.
Downloads
References
AZEVEDO, Fernando et al. Mais uma vez convocados (Manifesto ao povo e ao governo). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 31, n. 72, p. 03 24, abr./jun. 1959.
AZEVEDO, Fernando et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 22 fev. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 22 fev. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 set. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.325, de 24 de julho de 2006. Declara o sociólogo Florestan Fernandes patrono da Sociologia brasileira. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/L11325.htm. Acesso em: 22 fev. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12029.htm. Acesso em: 01 jul. 2024.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 03 jul. 2024.
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm. Acesso em: 03 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012. Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto no 7.824, de 11 de outubro de 2012. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/portaria_18.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul. Projeto Pedagógico Institucional. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.uffs.edu.br/institucional/a_uffs/a_instituicao/plano_pedagogico_institucional. Acesso em: 02 jul. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal. Coordenação de Edições Técnicas. 2021.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis: a idade da fábula. 19. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
CORREIA, António Miguel Barbosa. DO PARASITISMO À SIMBIOSE: a responsabilidade ecológica em Michel Serres. Dissertação/relatório/Projeto/IPP: versão definitiva. (Orientador: Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho). Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/66005/2/27876.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
CHATELARD, Daniela Sheinkman; CERQUEIRA, Aurea Chagas. O conceito de simbiose em psicanálise: uma revisão de literatura. Revista Ágora (Rio J.) 18 (2). Jul-Dec 2015 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-14982015000200007. Acesso em: 02 jul. 2024.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FERNANDES, Florestan. LDB: impasses e contradições. Brasília: Câmara dos Deputados, 1993.
NETTO, Mario Borges; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A militância de Florestan Fernandes em defesa da escola pública brasileira (1954-1964). Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, jan./dez. 2020.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
OKUMURA, Julio Hideyshi (org.) et al. Florestan Fernandes: A conspiração contra a escola pública. Marília: Lutas Anticapital, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Revista de Estudos Avançados, v. 10, n. 26, jan./abr. 1996.
SANTOS, C. D. A educação e os mitos no século XXI: Narciso, Eco e Sísifo estão na escola. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.23942. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/23942. Acesso em: 02 jul. 2024.
SEREZA, Haroldo Ceravolo. Florestan: a inteligência militante. SP: Boitempo, 2005.
SOARES, Eliana Veras. Educação e democracia na trajetória de Florestan Fernandes. 2006. Fundação Perseu Abramo. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2006/04/15/educacao-e-democracia-na-trajetoria-de-florestan-fernandes/. Acesso em: 07 set. 2022.
TAVARES, Manuel. Modelos contra-hegemônicos de educação superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 42, p. 85-102, jan./abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eccos/n42/1983-9278-eccos-42-85.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 claudecir dos santos, Camila Grosseli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017