MEMORY, EXPERIENCE, SPEECHES AND IDENTITIES IN THE CONSTITUTION OF GAYS GROUPS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p335-350

Keywords:

Cultura; Speeches; Identities; Gay Groups

Abstract

“Was Jesus Cristo gay?” It is with this provocative question, born of a meeting of a gay group, in which the themes that would be discussed were defined, that we want to problematize how history, memory, experience, discourses and identities are related to the constitution of groups and to the construction of the senses of homosexuality and homosexuality. How are these groups contributing to strengthen the articulation between discourses, knowledge and power in the constitution of members as homosexuals? This question brings us closer to the post-structuralist and Foucaultian perspectives, which means that the interest in research and analysis will be focused on the discourses and practices that constitute the subjects and in the negotiations, established between the groups.

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Author Biographies

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio da CAPES e sob orientação da Profa. Dra. Conceição Soares, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos. Editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2012 a 2014 ocupou o cargo de secretário executivo da ABEH- Associação Brasileira de Estudos da Homocultura.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Na pós-graduação possui Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (1996) e Especialização em História das Relações Internacionais também pela UERJ (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF, lecionando as disciplinas de Prática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológico em História e Didática e Prática do Ensino de História, com Estágio Supervisionado. É professor permanente do PPGE/UFJF (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade. Em 2010 desenvolveu o período de pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, trabalhando com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades. Em 2013 foi agraciado com a menção honrosa Cora Coralina do edital da ANPED/SECADI pela importante contribuição para área de Diversidade Sexual e Educação. Entre 2014 a 2016 ocupou o cargo de presidente nacional da ABEH- Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Em 2020 assumiu a coordenação do Programa de Residência Docente da UFJF.

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Published

2023-11-17

How to Cite

CAETANO, M.; FERRARI, A. . MEMORY, EXPERIENCE, SPEECHES AND IDENTITIES IN THE CONSTITUTION OF GAYS GROUPS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 335–350, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p335-350. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16592. Acesso em: 17 jul. 2024.