MEMORY, EXPERIENCE, SPEECHES AND IDENTITIES IN THE CONSTITUTION OF GAYS GROUPS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p335-350

Keywords:

Cultura; Speeches; Identities; Gay Groups

Abstract

“Was Jesus Cristo gay?” It is with this provocative question, born of a meeting of a gay group, in which the themes that would be discussed were defined, that we want to problematize how history, memory, experience, discourses and identities are related to the constitution of groups and to the construction of the senses of homosexuality and homosexuality. How are these groups contributing to strengthen the articulation between discourses, knowledge and power in the constitution of members as homosexuals? This question brings us closer to the post-structuralist and Foucaultian perspectives, which means that the interest in research and analysis will be focused on the discourses and practices that constitute the subjects and in the negotiations, established between the groups.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio da CAPES e sob orientação da Profa. Dra. Conceição Soares, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos. Editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2012 a 2014 ocupou o cargo de secretário executivo da ABEH- Associação Brasileira de Estudos da Homocultura.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Na pós-graduação possui Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (1996) e Especialização em História das Relações Internacionais também pela UERJ (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF, lecionando as disciplinas de Prática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológico em História e Didática e Prática do Ensino de História, com Estágio Supervisionado. É professor permanente do PPGE/UFJF (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade. Em 2010 desenvolveu o período de pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, trabalhando com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades. Em 2013 foi agraciado com a menção honrosa Cora Coralina do edital da ANPED/SECADI pela importante contribuição para área de Diversidade Sexual e Educação. Entre 2014 a 2016 ocupou o cargo de presidente nacional da ABEH- Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Em 2020 assumiu a coordenação do Programa de Residência Docente da UFJF.

References

ALTMAN, Dennis. Poder e comunidade: respostas organizacionais e culturais à AIDS. 1ª edição. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
BOSWELL, John. Cristianismo, tolerancia y homosexualidade: los gays en la Europa Occidental desde el comienzo de la edad cristiana hasta el siglo XIV. Barcelona: Muchnik, 1998.
CAETANO, Marcio; RODRIGUES, Alexsandro; SILVA, Cláudio. A mobilização social e resposta comunitária LGBT à AIDS – itinerários reflexivos. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.8, n.1, p. 01-17, 2019.
FLANDRIN, Jean-Louis. O sexo e o ocidente: evolução das atitudes e dos comportamentos. São Paulo: Brasiliense, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 1ª. Edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
_____ . As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____ . Os anormais. 1ª. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_____ . A Arqueologia do saber. 8ª Edicão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FRY. Peter; MAcRAE, Edward. O que é homossexualidade. 1ª Edicão. São Paulo: Brasiliense, 1985.
GIDEENS, Antony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. 1ª Edição. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
GÓIS, João Bosco Hora. A mudança no discurso educacional das ONGs/AIDS no Brasil: concepções e desdobramentos práticos (1985-1998). Revista Interface – comunicação, Saúde e educação. v. 7, n. 13, p. 27-44, 2003.
GREEN, James Naylor. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. 1ª. Edição. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GUIMARÃES, Carmem Dora. O homossexual visto por entendidos. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2004.
HEILBORN, Maria Luiza. Construção de si, gênero e sexualidade. In. ____ (Org.). Sexualidades: o olhar das Ciências Sociais. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p. 40-58.
JURKEWICZ, Regina Soares. Cristianismo e homossexualidade. In: GROSSI, Miriam.; et al. (orgs.). Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 45-52.
LAVILLE, Christian. Em educação histórica, a memória não vale a razão! Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 41, p. 13-41, 2005.
MAcRAE, Edward. A construção da igualdade: identidade sexual e política no Brasil da abertura. 2ª Edição. Salvador: EDUFA, 2018.
____. Em defesa do gueto. In: GREEN, James Naylor; TRINDADE, José Ronaldo (Org.). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. 1ª Edição. São Paulo: Ed. da Unesp, 2005. p. 291-308.
MOITA LOPES, Luiz. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. 1ª Edição. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002. p. 232.
MOTT, Luiz. As igrejas protestantes são homofóbicas. Entrevista dada Eder Fonseca. Panorama Mercantil, 14 de ago. 2013, disponível <https://www.panoramamercantil.com.br/as-igrejas-protestantes-sao-homofobicas-luiz-mott-antropologo-pesquisador-historiador-e-fundador-do-grupo-gay-da-bahia/> Acesso em: 25 mar. 2020.
NATIVIDADE, Marcelo e OLIVEIRA, Leandro. Religião e intolerância à homossexualidade. In: SILVA, Vagner G. (org.) Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: Edusp, 2007. p. 261-302.
____ . Homossexualidade Masculina e experiência religiosa pentecostal. In HEILBORN, Maria Luiza, et al (org.) Sexualidade, família e ethos religioso. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2005 p. 247-272.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História PUC/SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.
PAIVA, Vera. Em tempos de Aids. 1ª Edição. São Paulo: Simmus, 1991.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, FGV/CPDOC, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992.
TORRES, Marcos A. Os Significados da Homossexualidade no Discurso Moral-religioso da Igreja Católica em condições históricas e contextuais especificas. In: REVER - Revista de Estudos da Religião, São Paulo, no 1, p. 142-152, 2006.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 586
WEEKS, Jeffrey. Sexualidad. 1ª Edicion. Ciudad de México: UNAM/PUEG/Paidós género y sociedade, 1998.

Published

2023-11-17

How to Cite

CAETANO, M.; FERRARI, A. . MEMORY, EXPERIENCE, SPEECHES AND IDENTITIES IN THE CONSTITUTION OF GAYS GROUPS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 335–350, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p335-350. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16592. Acesso em: 22 nov. 2024.