THE FULL-TIME EDUCATION PROJECT IN THE STATE OF AMAZONAS AS A GUARANTEE OF THE RIGHT TO EDUCATION AS HUMAN DEVELOPMENT
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p160-174Keywords:
Comprehensive Education Policies;, Full-time Education;, Full Time Education in the Amazon.Abstract
This paper discusses the Full Time Education Project implemented in Amazonas. Full-time education is an educational policy implemented in Brazil in 1950, serving as an example for the creation of other programs such as the Elementary Center in Brasília and the Integrated Center for Public Education – CIEP in Rio de Janeiro, among others. Objective analyze the two projects implemented in the state, 2008 and 2011, guaranteeing the right to education as a human development. As methodologies, a documental analysis of the projects was carried out, analyzing them in the light of theorists who discuss the right to education. The results show us that, even recognizing the importance of full-time education as a guarantee of the right to education as human development, the project still walks in a neoliberal perspective incompatible with what determines art. 205 of the Federal Constitution regarding the full development of the human person.
Downloads
References
AMAZONAS (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Centro Educacional de Tempo Integral 2007. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/centros-de-educacao-de-tempo-integral/ Acesso em: 19 abril. 2018.
AMAZONAS. Educação em Tempo Integral. SEDUC/AM, 2008.
AMAZONAS. Plano Estadual De Educação Do Amazonas - PEE/AM: Uma Construção da Sociedade Amazonense, 2008. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/ . Acesso em: 20 jan. 2018
AMAZONAS. Plano Estadual de Educação do Amazonas - PEE-AM 2015-2025, 2015a. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/ . Acesso em: 20 jan. 2008.
AMAZONAS. Proposta Pedagógica das Escolas da Rede Estadual de Ensino de Educação em Tempo Integral. SEDUC/AM, 2011.
AMAZONAS. SEDUC/AM. I Conferência de Educação do Estado do Amazonas. “Definição de Políticas que Promovam a Democratização da Gestão Educacional, Fortalecendo a Inclusão e a Educação com Qualidade Social”., nov. 2007. Acesso em: 3/03/2018
AMAZONAS. SEDUC/AM. Padeam. 2012 Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/padeam-2/ . Acesso em: 30/07/2018
AZEVEDO, J. M. L. DE. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Examen del Banco Mundial. 1995. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/pt/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf Acesso no dia 08/01/2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96. 1996b. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-norma-pl.html . Acesso no dia 12/01/2018
BRASIL. Lei N. 13005 de 2014. Plano Nacional de Educação 2014/2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 14 jun. 2018.
BRASIL. Lei n° 010172 , DE 9 DE JANEIRO DE 2001 - PNE 2001/2010., 2001a. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 25 maio. 2015
CANDIDO, Antônio “Tendências no Desenvolvimento da Sociologia da Educação” In FORACCHI, Marilice M. e PEREIRA, Luiz. Educação e Sociedade 13ª. Edição, São Paulo: Editora Nacional, 1987.
CAVALIERE, A. M. As práticas de ampliação da jornada escolar no ensino fundamental: sobre modelos e realidades, 2011. Disponível em: http://www.educacaointegralumbrasil.org.br/as-praticas-de-ampliacao-da-jornada-escolar-no-ensino-fundamental-sobre-modelos-e-realidades/ . Acesso em: 20 maio. 2018
CAVALIERE, A. M. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de Estado? Educação & Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1205–1222, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401205&lng=pt&tlng=pt . Acesso no dia 20/08/2018
CAVALIERE, A. M. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Educação integral e tempo integral, v. 22, n. 80, p. 51–63, 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2220 . Acesso n3o dia 20/08/2018.
CAVALIERE, A. M. V. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação & Sociedade, v. 23, n. 81, p. 247–270, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100013&lng=pt&tlng=pt . Acesso no dia 20/09/2018
CAVALIERE, A. M.; COELHO, L. M. C. DA C. Para onde caminham os Cieps? Uma análise após 15 anos. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 147–174, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000200008&lng=pt&tlng=pt . Acesso no dia 20/09/2018
CEE/AM. Resolução 011/2010 - Aprova a Estrutura Curricular do Ensino Médio. 2010 a.
CEE/AM. Resolução 58/2010 Aprova a Estrutura Curricular do Ensino Fundamental. 2010 b.
CEE/AM. Resolução N° 112/2008-CEE/AM, 2008. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/ . Acesso em: 20 abr. 2017
CEE/AM. Resolução N° 17/2011 - CEE/AM, 2011a. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/ . Acesso em: 20 abr. 2017
CEE/AM. Resolução nº 27/2006 -CEE/AM, 2006. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/ . Acesso em: 20 abr. 2019
CEE/AM. Resolução No. 70/2011 - CEE/AM, 2011b. Disponível em: <http://www.cee.am.gov.br/>. Acesso em: 20 dez. 2017
COLARES, A. A.; SOUZA, R. Educação e Diversidade: Interfaces e Desafios na Escola de Tempo Integral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 66, p. 247-266, dez2015 – ISSN: 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/issue/view/1028. Acesso no dia 12/11/2018.
DUARTE, C. S. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 2, p. 113–118, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300004&lng=pt&tlng=pt . Acesso no dia 20/08/2018.
ELISIÁRIO, S. A. dos S. B.; Política estadual de educação integral para o ensino médio no Amazonas: um estudo sobre a implementação do tempo integral em uma escola de Manaus, 2017. Dissertação de mestrado apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. Disponível em: http://repositorio.ufjf.br:8080/xmlui/handle/ufjf/5813 . Acesso no dia 15/12/2018.
FERREIRA, J. N. O Ensino Médio nas escolas de tempo integral. 2012. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br//handle/tede/3180 . Acesso no dia 06/12/2018.
GANZELI. P. Educação Integral: Direito Público Subjetivo. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ Vol. 27, n.56/ p. 575 – 591. 2017. ISSN 1981-8106. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11954 . Acesso no dia 15/12/2018.
HARVEY, D. O Neoliberalismo: história de implicações. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2014.
MACIEL, A. C. et al. Percursos da Educação Integral em Manaus: gestão currículo e metodologia. In: Currículo e Metodologia da Educação Integral Politécnica: Aportes ao trabalho pedagógico coletivo. Porto Velho - RO: Temática Editora, 2016.
MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Conferência de Jomtien. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br. Acesso 02/12/2022
OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade. v. 25, n. n. 89, p. 1127–1144, 2004b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400003&lng=pt&tlng=pt. Acesso no dia 2018-08-12
ONU. Declaração Universal dos Direito Humanos, Proclamada em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/. Acesso em: 21/02/2018
ONU. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais: adotado pela Resolução n. 2.200-A (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 1966 e ratificada pelo Brasil em 24 de janeiro de 1992, 1966. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/1966%20Pacto%20Internacional%20sobre%20os%20Direitos%20Econ%C3%B3micos,%20Sociais%20e%20Culturais.pdf . Acesso em: 23/02/2018
PARO, V. H.; A Escola Pública de Tempo Integral: Universalização do ensino e problemas sociais; Cad. Pesq., São Paulo (65), 11-20, 1988. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1192. Acesso no dia 12/11/2018.
SILVA, M. A. B. DA. A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à educação inclusiva. 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3604470 . Acesso no dia 15/07/2018
UNICEF. Percursos da Educação Integral: em busca da qualidade e da equidade. 1a Edição ed. São Paulo -SP: CENPEC : Fundação Itaú Social, 2013.Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=16599@1 . Acesso no dia 1807/2018.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017