Educação Social e Contação de História Como Aporte Didático-Metodológico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p168-180

Keywords:

Educação social; Contação de história; Gramsci

Abstract

Discutimos neste artigo a contação de histórias como metodologia didática no processo formativo de crianças entre 6 e 12 anos de idade, que participaram de um programa de educação integral, sob a perspectiva da educação não formal, e orientação formativa de educadores sociais. Nosso objetivo é discutir a relação construída, por meio de metodologias educativas de caráter crítico, que envolveram a oficina de teatro, realizada durante os períodos de 2015-2019. Em especial atenção, a título de compreensão do processo de construção do fazer da educação não formal e em sua interpretação crítica, discutimos uma das experiências formativas neste período. Com enfoque na metodológica qualitativa, levantamos aqui um relato de experiência, a partir do entendimento da importância da contação de histórias como ferramenta metodológica na superação das tensões sócio-históricas, assim como, na construção da superação do senso comum, em sentido gramsciano e práticas de sociabilidade mais cidadãs e críticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Walson Lopes, Unifesp

Mestre em Ciências Sociais. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp)

References

Bibliografia
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: Tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2013.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O ensino do teatro na educação não-formal: contribuições para a formação inicial do professor de teatro. In v. 21 (2021): XI Congresso da ABRACE. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/index. Acesso em: 28 jun. 2022.

GOHN, Maria Gloria. Educação Não-Formal e o Papel do Educador (a) Social. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 28-43, june 2009. ISSN 2175-2753. Disponível em: <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1>. Acesso em: 28 jun. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.1.
GRAMSCI, Antonio. Scritti politici - Editori Riuniti. A cura di: Paolo Spriano: 1971.
GRAMSCI. Antonio. Il teatro lancia bombe nei cervelli. Mimesis Edizioni (Milano – Udine), Collana: Filosofie del teatro, n. 3, 2017.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere, Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 1975.
HAMPATÊ BÁ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I, Metodologia e pré-história da África. 2 ed. P. Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190249POR.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface, 2017.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
MARTINEZ-CONDE, Suzana; ALEXANDER Robert G.; BLUM, Deborah; BRITTON, Noah; LIPSKA, Barbara K.; QUIRK, Gregory J.; SWISS, Jamy Ian; WILLEMS, Roel M., MACKNIK Stephen L. The Storytelling Brain: How Neuroscience Stories Help Bridge the Gap between Research and Society. Journal of Neuroscience 16 de outubro de 2019, 39 (42) 8285-8290; DOI:10.1523/JNEUROSCI.1180-19.2019.
MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci / Atillio Monasta; tradução: Paolo Nosella. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
REZERA, D.; LOPES, W. A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 259–274, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i3.44984. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984. Acesso em:6 jul. 2022.
REZERA. Danielle. Estado Integral. In: RUMMERT, Sonia et all. Antonio Gramsci: Formação humana e princípio educativo em verbetes. Disponível em: <http://ejatrabalhadores.sites.uff.br/artigos/.> Acesso em: 02. Jul.2022
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: Para além da teoria da curvatura da vara. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, dez. 2013.
VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Published

2022-10-26

How to Cite

REZERA, D.; LOPES, W. Educação Social e Contação de História Como Aporte Didático-Metodológico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 168–180, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p168-180. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14752. Acesso em: 22 nov. 2024.