ONTOGENIA DE UM PROJETO INOVADOR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA

Autores

  • Ângela Maria dos Santos Faria Secretaria de Educação do Distrito Federal.
  • Denise Maria Soares Lima Universidade Católica de Brasília,

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p211-219

Palavras-chave:

ducação de jovens e adultos a distância. Ação docente. Narrativas pioneiras.

Resumo

Este artigo descreve as ações que mobilizaram um grupo de docentes e gestores para acrescentar à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Educação a Distância (EAD) na rede pública do Distrito Federal. O projeto, inicialmente chamado de Educação sem Fronteiras, lançou seu discurso inaugural em 24 de junho de 2005. Neste caminhar, muitas parcerias foram compostas; outras reestruturadas, como se deduz das falas pioneiras, expressas por docentes, ainda na ativa. Tais narrativas foram analisadas nos moldes de Bardin (2009), cujo recorte qualitativo compõe pesquisa em andamento. Os resultados preliminares indicam que há um componente coletivo marcante que propõe discussões, executa votação e delibera de acordo com a decisão majoritária. Após 10 anos, mesmo com a continuada reformulação do grupo pioneiro, por aposentadorias e readaptações, a equipe mantém a motivação inicial a fim de garantir o funcionamento institucional, o acesso e a permanência de jovens e adultos na EAD

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Biografia do Autor

Ângela Maria dos Santos Faria, Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé – Argentina (UCSF). Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Denise Maria Soares Lima, Universidade Católica de Brasília,

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Bolsista CAPES/PROSUP. Universidade Católica de Brasília, Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

DOS SANTOS FARIA, Ângela M. .; SOARES LIMA, D. M. . ONTOGENIA DE UM PROJETO INOVADOR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 211–219, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p211-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12106. Acesso em: 18 abr. 2024.