The critica relationship between Pedagogical Innovation and Emergency Remote Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p42-58

Keywords:

On line Class, Remote Teaching, Pedagogical Innovation, Tehcnology, Education

Abstract

This article presents an investigation on the relationship between pedagogical innovation and emergency remote education. It presents an investigation about the transfer of classroom classes to the remote format, which happened because of the pandemic generated by Covid-19. The study is qualitative and exploratory, with questionnaires applied to teachers who are teaching remotely, the sample being non-probabilistic. In two distinct stages, using the “snowball” methodology, we produce data for analysis. The first stage was focused on pedagogical innovation and the second was directed to evaluation in emergency remote education. The results show that the majority of teachers only transferred their methodology to the online format, even though most of them had to redesign their classes. It is concluded that it is still necessary to deepen the relationship between Technologies and innovation of teaching practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Débora Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (GRUDHE/PUC-Rio).

Magda Pischetola, IT University of Copenhagen

Pós-doutora no projeto Teknosofikum da IT-University of Copenhagen. Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).  Professora colaboradora do quadro complementar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de mídias e tecnologias em educação. Entre 2014 e 2020 foi coordenadora do grupo de pesquisa ForTec/CNPq - Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. Desde setembro de 2019 a Fevereiro de 2020 realizou estágio de Professora Visitante na University of Copenhagen e na Aalborg University CPH (Dinamarca) pelo projeto CAPES-Print. 

References

APPENZELLER, Simone et al . Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 44, supl. 1, e155, 2020. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500201&lng=en&nrm=iso>. access on 15 Apr. 2021. Epub Oct 02, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420

BOGGINO, Norberto. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 09, pp 79‑86. 2009. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt

BUCKINGHAM, D. Epilogue: Rethinking digital literacy: Media education in the age of digital capitalism. Dig. Educ. Rev. 2020, 37, 230–239. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/30671 Acesso 13 de abril de 2021.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp.283-303. ISSN 0102-4698. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300014

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CARDOSO, A. P. O. Educação e Inovação. Viseu, Portugal, 1997.

CORDEIRO,K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 10 abril de 2021.

COSTA, Barbara Regina Lopes. Bola de Neve Virtual: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, [s. l.], v. 7, ed. 1, jan./abr. 2018.

DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico. 1ª Edição. São Paulo: UNICAMP, 2008, p. 19. HARRES, João Batista Siqueira, LIMA, Valderez Marina do Rosário, CATTANI DELORD, Gabriela Carolina, SUSA, Clara Inés Chaparro, MARTINEZ, Rosa Inés Pedreros. Constituição e Prática de professores inovadores: um estudo de caso. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências [en linea] 2018, 20 (Septiembre) : [Fecha de consulta: 10 de março de 2021] Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129558282004 > ISSN 1415-2150

DIAS-TRINDADE, S., Correia, J. D., & Henriques, S. (2020). Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-23. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

DUARTE, Kamille Araujo et al.. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68292 >. Acesso em: 13/04/2021 15:59

FARIAS, Mariana Soares De et al.. Ensino remoto e tecnologia: uma nova postura docente na educação pós-pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68528 >. Acesso em: 15/04/2021 15:59

HEINSFELD, Bruna Damiana de Sá Sólon. Conhecimento e Tecnologia: uma análise do discurso das Políticas Públicas em Educação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

KANASHIRO, M. D.. D. M. Formação continuada de docentes para produção de material em ferramenta de autoria baseada no modelo Tpack e na abordagem CSS. Dissertação de Mestrado em Educação - Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP/Campus de Presidente Prudente, 2020.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio, Rio Grande do Sul, n.12, p. 1-7, fev/mar. 2000.

MASETTO, M. Inovação na Educação Superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 8, n. 14, p. 197-202, fev. 2004.

MASETTO, Marcos Tarciso, ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. Formação de professores para currículos inovadores no ensino superior: um estudo num curso de direito. Revista e-Curriculum [en linea] 2015, 13 (Enero-Marzo) : [Fecha de consulta: 10 de março de 2021] Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76638304002 > ISSN 1809-3876

MESSINA, G. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, no 114, novembro de 2001, p. 226.

MIGNONI DE OLIVEIRA, R.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. . Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, [S. l.], v. 5, p. e020028, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179 Acesso em: 15 abr. 2021.

MORAN, J. (2017). Como transformar nossas escolas: novas formas de ensinar a alunos sempre conectados. In CARVALHO, M., editor, Educac ̧ao 3.0: Novas perspectivas para o Ensino, pages 63–87. Sinepe/RS/Unisinos, Porto Alegre.

MOREIRA, J. A., Henriques, S., Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756 Acessado: 14 de abril de 2021.

OLIVEIRA, N. N. S. *Do mapa à planta:* apontamentos para uma cartografia da Didática na cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2019.

OLIVEIRA, S. da S., SILVA, O. S. F., & Silva, M. J. de O. (2020). Educar na Incerteza E na urgência: Implicações do Ensino Remoto ao Fazer Docente e a Reinvenção Da Sala de Aula. EDUCAÇÃO, 10(1), 25–40. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40

PACHECO, José. Inovar é Assumir um compromisso Ético com a Educação. 1ª. ed. [S. l.]: Editora Vozes, 2019. ISBN 9788532660978.

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; RAMALHO, Maria Lúcia; QUEIROZ, Virgína Coeli Bueno de. Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia. Revista Labor. V.1, n. 23, p. 113-130, 2020.

PEIXOTO, J. (2015, p. 324). Relações entre sujeitos sociais* e objetos técnicos** uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira de Educação, 20(61). Grifo da autora. Fonte: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27538407003

PISCHETOLA, M. Cultura digital, tecnologias de informação e comunicação e práticas pedagógicas. In: CANDAU, Vera Maria et al. Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018

PISCHETOLA, Magda, ALBUQUERQUE, Paula, HEINSFELD, Bruna Damiana, SANTOS, Elis Renata de Britto, CORRÊA, Juliana Gomes, SILVA, Maria Paula Rossi Nascentes, OLIVEIRA, Nadja Naira Silva. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba : CRV, 2019.

PORTO CASTRO, Ana Mª, MOSTEIRO GARCÍA, Mª Josefa, Innovación y calidad en la formación del profesorado universitario. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado [en linea] 2014, 17 (Septiembre-Diciembre) : [Fecha de consulta: 17 de junio de 2019] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=217032513011 > ISSN

RIEDNER, Daiani. T. T.; PISCHETOLA, Magda. Tecnologias digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Educação, Formação & Tecnologias, v. 9 n. 2, p. 37-55, 2016.

RIEDNER, Daiani. T. T.; PISCHETOLA, Magda. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD – Educação Temática Digital, 23 (1), p. 64-48, 2021. Doi: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732

RONDINI, C. A., Pedro, K. M., & Duarte, C. dos S.. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na práxis Docente. Educação, 10(1), 41–57, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix dos; SILVA, Maria Elaine da; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife , v. 21, supl. 1, p. 237-243, Feb. 2021. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292021000100237&lng=en&nrm=iso >. access on 15 Apr. 2021. Epub Feb 24, 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9304202100s100013.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 4-10. 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

SILVA, F. C. dos S.; PEIXOTO, G. T. B. Perception of teachers from the state network of the Municipality of São João da Barra - RJ about the use of Google Classroom in emergency remote education. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e5729109023, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.9023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9023 Acesso em: 15 apr. 2021.

SILVA, Gabrielle Luz Brasil; BASTOS, Nathália Masson. A tecnologia como uma inovação pedagógica. Projetos de sociedade em disputas e as políticas educacionais do Brasil, Rio de Janeiro, 2016. X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas, 2016 - RJ.

SILVEIRA, Ismar Frango. O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, V2, 2021. http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.557.

TEIXEIRA, C. M. F. Inovar é preciso: concepções de inovação em educação dos programas Proinfo, Enlaces e Educar. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010.

Published

2022-02-15

How to Cite

VIEIRA, D.; PISCHETOLA, M. The critica relationship between Pedagogical Innovation and Emergency Remote Teaching. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 42–58, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p42-58. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11671. Acesso em: 21 nov. 2024.