Do mal-estar social ao malestar docente: contribuições da psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p127-146Keywords:
Mal-estar, Mal-estar docente, Psicanálise e EducaçãoAbstract
This article analyzes the discontent among teachers from a psychoanalytic perspective. Results of a survey, carried out between 2011 and 2013, with high school teachers in the city of Uberlândia-MG, are presented, in which interviews were carried out in order to understand possible reasons for the discontent among teachers. Understanding the malaise tha resulted of this discontent as a social phenomenon, we seek to analyze motivations related to typical symptoms of teacher malaise, such as apathy, suffering, illness and others. With support in Freudian Psychoanalysis, we established a relationship between social discontent and social phenomena that affect the school context, and that create psychological distress for many teachers. We found that some reasons for the malaise y discontent are associated with the failures of the educational process as an operator of psychic interdiction of students and ambivalence of feelings in relation to the profession, which can represent guilt and self-harm. We conclude that the school scenario needs contributions to reflections about the processes of social interdiction and the analysis of teacher malaise itself, as a dilemma that goes beyond the school walls.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Tabus acera do magistério. In: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 97-117.
AGUIAR, Rosana Márcia Rolando; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Mal-estar na educação: o sofrimento psíquico de professores. Curitiba: Juruá, 2008.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
DE PAOLI, Cynthia. Superego contemporâneo: exceção e regra. Tempo psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 37, p. 39-56, 2005.
ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução de Durley de Carvalho Cavicchia. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XIII. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. p. 21-162.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. p. 15-63.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. p. 73-148.
HERRMANN, Fabio. O que é psicanálise – para iniciantes ou não. São Paulo: Psique, 1999.
HERRMANN, Fabio. Pesquisando com o método psicanalítico. In: HERRMANN, Fabio; LOWENKRON, Theodor (org.). Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 43-83.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por municípios. Dados sobre ensino – matrículas, docentes e rede escolar do ano de 2007. Rio de Janeiro; 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 09 set. 2011.
JESUS, Saul Neves de. Desmotivação e crise de identidade na profissão docente. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 192-202, 2004.
LEITE, Márcio Peter de Souza. Lacan com Marx: clínica da cultura. Ensaios sobre a psicanálise e o social. 2008. Disponível em:
http://www.marciopeter.com/links2/ensaios/ensaios_lacanmarx.html. Acesso em: 19 fev. 2020.
LEVISKY, David Léo; TAILLE, Yves de La. Mal-estar na educação. In: MACEDO, Lino de; ASSIS, Bernadete Amêndola de (org.). Psicanálise e pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 101-123.
MATTEO, Vincenzo Di. Nietzsche e Freud: pensadores da modernidade. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 23, n. 33, p. 269-286, jul./dez. 2011.
MIRANDA, Margarete Parreira; SANTIAGO, Ana Lydia. O mal-estar do professor frente à “criança-problema”. In: COLÓQUIO LEPSI IP/FE-USP: Psicanálise, educação e transmissão, 6., 2006, São Paulo. Anais[...]. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100048&lng=en&nrm=abn. Acesso em: 13 fev. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10 classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. 10. ed. rev. v. 3. São Paulo: EDUSP, 2004.
PEREIRA, Marcelo Ricardo. Mal-estar docente e modos atuais do sintoma. In: MARIGUELA, Marcio; CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; SOUZA, Regina Maria de (org.). Que escola é essa?: anacronismos, resistências e subjetividades. Campinas, SP: Alínea, 2009. p. 37-59.
RAULET, Gérard. As duas faces da morte: sobre o estatuto da agressividade e da pulsão de morte em o mal-estar na civilização. In: RIDER, Jacques Le. Et al. (org.). Em torno de o mal-estar na cultura, de Freud. Tradução de Carmen Lucia MontechiValladares de Oliveira e Caterina Koltai. São Paulo: Escuta, 2002. p. 71-93.
VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017