Representações simbólicas da educação feminina em jornal escolar do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p80-94Palavras-chave:
Educação de mulheres; Imprensa estudantil; Formação de estudantes secundaristas; Dominação simbólica.Resumo
Tem-se como objetivo compreender como a divisão entre os sexos está presente em estado objetivado e em estado incorporado, nos corpos e nos habitus dos agentes, agindo como representações da educação formal feminina. Propõe-se realizar as possíveis aproximações ao objeto por duas vertentes: Histórica, representada por Roger Chartier, e sociológica, representada por Pierre Bourdieu. Utiliza-se a Análise de Conteúdo como técnica de pesquisa. Aponta-se como resultados que ao discutir a representação da mulher encontramos a representação dominante da figura masculina, instaurada como caráter produtivo das relações de poder. Essas representações não são meras descrições, elas constituem e constroem realidades à medida que produzem efeito sobre os agentes. Assim, a relação de dominação entre homens e mulheres, se estabelece em todos os espaços, não só na família, mas também no universo escolar, e dá visualidade à permanência da estrutura da relação de dominação entre homens e mulheres.
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Atualizado em 15/07/2017