Educação contra os quadros de guerra

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p204-222

Palavras-chave:

Educação, Quadros de guerra, Diferenças.

Resumo

Este texto é um ensaio no campo da filosofia da educação, faz parte do projeto de pesquisa, Contribuições da interseccionalidade com as diferenças para se problematizar o saber-fazer docente, desenvolvido junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como objetivo, é proposto problematizar o compromisso ético-político da educação a serviço da desconstrução do favorecimento dos quadros de guerra, proposto pelo enfoque butleriano, naturalmente propagados, na atualidade, contra as diferenças. Com abordagem no terreno das pesquisas pós-críticas em educação, a pesquisa bibliográfica se fez exploratória e descritiva a fim de evocar pesquisadores/as da educação para revigorar o projeto-compromisso ético-político brasileiro em prol da educação escolar pública e democrática. Na atualidade, são criados, a exemplo do atual governo, o fomento aos quadros de guerra, por meio de intensos discursos de ódio às diferenças de gênero, sexualidades, raça, etnias... que reascende a luta.

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Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Paranaíba). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX da UEM) e ao Grupo de Pesquisas Dinâmicas Territoriais e Espaços Fronteiriços (DITEFRON da UEMS).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

SILVA, F. G. O. da. Educação contra os quadros de guerra. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 204–222, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p204-222. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9150. Acesso em: 27 dez. 2024.