Educação contra os quadros de guerra
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p204-222Palavras-chave:
Educação, Quadros de guerra, Diferenças.Resumo
Este texto é um ensaio no campo da filosofia da educação, faz parte do projeto de pesquisa, Contribuições da interseccionalidade com as diferenças para se problematizar o saber-fazer docente, desenvolvido junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como objetivo, é proposto problematizar o compromisso ético-político da educação a serviço da desconstrução do favorecimento dos quadros de guerra, proposto pelo enfoque butleriano, naturalmente propagados, na atualidade, contra as diferenças. Com abordagem no terreno das pesquisas pós-críticas em educação, a pesquisa bibliográfica se fez exploratória e descritiva a fim de evocar pesquisadores/as da educação para revigorar o projeto-compromisso ético-político brasileiro em prol da educação escolar pública e democrática. Na atualidade, são criados, a exemplo do atual governo, o fomento aos quadros de guerra, por meio de intensos discursos de ódio às diferenças de gênero, sexualidades, raça, etnias... que reascende a luta.
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Atualizado em 15/07/2017