Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Inclusão, Estudantes surdos e surdas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017