Escola pública estatal e a formação humana
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342Palavras-chave:
Escola Pública, Conhecimento científico, Ensino aprendizagem.Resumo
Neste artigo, buscamos analisar o papel da escola pública no processo de transmissão do conhecimento e sua importância para a formação plena do ser humano. Partimos do pressuposto que a escola pública é fundamental para a educação dos filhos da classe trabalhadora, porém, a compreendemos como espaço permanente de luta de classe. Neste sentido, consideramos importante a transmissão do conhecimento científico historicamente acumulado pela sociedade, pois é a partir de reflexões e análise sobre este saber científico que as crianças e jovens podem adquirir a consciência de classe, afastando-se da alienação. É por meio da conscientização da classe trabalhadora que se alcança o desmascaramento dos discursos ideológicos do Estado, revelando ainda o posicionamento que este toma ao “regular” os interesses antagônicos da sociedade capitalista. Por meio da pedagogia histórico-crítica e seu método materialista histórico dialético analisamos a educação emancipatória, pautando o artigo em autores como, Saviani, Freire, Marsiglia entre outros.
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Atualizado em 15/07/2017