Reescrita historiográfica da educação secundária em mato grosso (2000-2018)

Resumo

Neste texto tomamos como fontes e objetos dissertações na investigação da educação secundária regionalizada, defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para as análises pretendidas, buscamos identificar a presença (ou ausência) do diálogo com a historiografia consagrada e/ou analítica da historicidade. Para tanto, incursionamos pela versão da comparação nominada “estudos comparados” que, no contexto da história da educação, problematiza a ‘interpretação/representação do eu-outro’, provocando rompimentos, no caso da História, com o conceito cronológico de tempo e, no caso da Educação Comparada, com o conceito geográfico de espaço. Em conclusão, a reescrita historiográfica aponta a necessidade de aprofundamentos e desdobramentos dos aspectos singulares da regionalidade, que mantêm conexão e alimentam interdependências entre si e na relação com práticas políticas, econômicas, culturais e educativas.

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Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavres Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - PUC/SP

Eurize Caldas Pessanha, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Doutorado em Educação - USP - 1992

Silvia Helena Andrade de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - UNICAMP

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Publicado
2020-10-28
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Como Citar
Silva, F. de C. T., Pessanha, E. C., & Brito, S. H. A. de. (2020). Reescrita historiográfica da educação secundária em mato grosso (2000-2018). Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 29(59), 62-76. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p62-76