DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E NARRATIVAS EM DIFERENTES MOMENTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Autores

  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
  • Renata Prenstteter Gama universidade Federal de São Carlos -UFSCar.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Narrativas, Grupos Colaborativos, Processo reflexivo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas sobre a trajetória
como estudante, a formação, a prática profissional e sua discussão em grupo. A pesquisa constituiu-se de um grupo colaborativo com a participação voluntária de pesquisadores universitários, pós-graduandos, graduandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em um curso de extensão universitária.
A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utilizou a narrativa da trajetória escrita e transcrição das filmagens dos encontros presenciais nos momentos de leitura, discussão e problematização das narrativas. A escrita da narrativa caracterizou-se a princípio pela reflexão individual, revelando crenças, saberes e teorias implícitas sobre a aprendizagem da docência. No grupo, outras articulações foram vivenciadas,
surgindo a percepção dos participantes de seus próprios conhecimentos, em especial de matemática, e a possibi-lidade de socializá-los. Um dos mais expressivos resultados obtidos foi a experiência de que a universidade pode promover espaços formativos tendo como princípio a concepção de desenvolvimento profissional por meio de
questionamentos, identificações e estranhamentos que a própria história e a história do outro possibilitam nestes espaços.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2001. Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). Líder do Grupo Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq).

Renata Prenstteter Gama, universidade Federal de São Carlos -UFSCar.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2007. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGEP/ UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (GEPRAEM/UFSCar) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN/UFSCar) - Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM/UNICAMP).

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Como Citar

OLIVEIRA, R. M. M. A. de; GAMA, R. P. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E NARRATIVAS EM DIFERENTES MOMENTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/837. Acesso em: 21 nov. 2024.