APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pPalavras-chave:
Universidade, Ensino, Aprendizagem, Profissionalidade docente, Mudança.Resumo
O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências
neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas
trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente
para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.
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Atualizado em 15/07/2017