APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA

Autores

  • Sandra Regina Soares Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Flávia Vieira Universidade de Minho

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Universidade, Ensino, Aprendizagem, Profissionalidade docente, Mudança.

Resumo

O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências
neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas
trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente
para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Soares, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em educação pela Université de Sherbrooke (Quebec- Canadá)- programa de Pós-Graduação em Educação, 2004.
Pós-doutorado em Pedagogia Universitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2009. Professora Titular do Departamento de Educação e do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP) (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). Organizadora da Série Práxis e Docência Universitária.

Flávia Vieira, Universidade de Minho

Doutora em Educação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), 1997. Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Minho e membro do Centro de Investigação em Educação (financiado pela Fundação para a Ciência e a
Tecnologia, Projeto PEST-OE/CED/UI1661/2014). Coordenadora do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA)
e do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia no Instituto de Educação (NEIP.IE). Leciona em cursos de pós-graduação em Ciências da Educação e coordena a área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas. É coordenadora do Estágio Profissional dos Mestrados em Ensino.

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Como Citar

SOARES, S. R.; VIEIRA, F. APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834. Acesso em: 22 dez. 2024.