Diário virtual como espaco (ciber)formativo e o movimento da práxis no curso de Pedagogia da UNEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337

Palavras-chave:

Diários Virtuais, Educação online, Cibercultura, Racionalidade comunicativa, Pesquisa-Formação

Resumo

Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.  

 

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Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5640144801632064).

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia UNEB). Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente dos Programas de Pós-graduação Educação e Diversidade (MPED/UNEB) e Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias, vinculado ao CNPq/CAPES.

Ediluzia Pastor da Silva, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Metre em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPED/UNEB). Docente da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Valente (BA). Pesquisadora do Grupo Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias, vinculado ao CNPq/CAPES.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

ANECLETO, Úrsula C.; SILVA, O. S. F.; DA SILVA, E. P. Diário virtual como espaco (ciber)formativo e o movimento da práxis no curso de Pedagogia da UNEB. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 318–337, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8335. Acesso em: 12 nov. 2024.