Diário virtual como espaco (ciber)formativo e o movimento da práxis no curso de Pedagogia da UNEB
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337Palavras-chave:
Diários Virtuais, Educação online, Cibercultura, Racionalidade comunicativa, Pesquisa-FormaçãoResumo
Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.
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Atualizado em 15/07/2017