A comemoração das vanguardas pedagógicas do ensino secundário paulista da década de 1960:
reconstruir o passado para moldar o futuro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128Palavras-chave:
Ensino secundário, Renovação pedagógica, ComemoraçãoResumo
As edições comemorativas foram produzidas nas décadas de 1990 e 2000, como fruto de reuniões de associações de ex-alunos de três escolas secundárias renovadas da década de 1960: os Ginásios Vocacionais (1961-1969), o Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (1957-1969) e o Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem (1949-1981). Nas comemorações os ex-alunos/editores denominaram a “renovação educacional” como uma “vanguarda pedagógica”. O objetivo é comparar os discursos dos livros/artigos comemorativos e compreender quais as motivações de transformar, o reencontro de antigos colegas de classe, em divulgação das suas experiências escolares do passado para um público mais amplo. O aporte metodológico foi baseado nos debates de história, memória e comemoração e partimos da premissa teórica de que o acontecimento comemorado visa sempre o seu devir. As comemorações cumprem a função de guardiões de um imaginário social e expõe ao público a construção da autoimagem de um grupo. Portanto, a recuperação dessas memórias propunha a retomada da expansão do ensino renovado nas escolas públicas, cujo projeto havia sido derrotado na década de 1960 com a instauração do Regime Militar.
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Atualizado em 15/07/2017