A expansão do ensino secundário em pernambuco:

a interiorização dos ginásios oficiais (1948-1963)

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a história do ensino secundário no estado de Pernambuco, no período de 1948 a 1963, considerando a atuação dos atores políticos e sociais envolvidos na expansão dos ginásios públicos. Com base em diversificadas fontes documentais como relatórios de governo, legislação educacional, anais da Assembleia Legislativa, dados estatísticos, projetos de lei e artigos veiculados na imprensa, o texto trata em primeiro lugar das iniciativas levadas a termo nos anos 40 do século XX para a ampliação do secundário público no estado. Na sequência, analisa o processo de interiorização dos ginásios públicos destacando a ação dos municípios, dos deputados e governadores. A lenta e tardia expansão do secundário público no estado de Pernambuco põe em evidencia aspectos da produção das desigualdades regionais no campo da educação e os limites da política estatal para a educação média.

 

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Biografia do Autor

Kalline Laira Lima dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus Marília
Graduação em História pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina (2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação UNESP- Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília, linha Filosofia e História da Educação no Brasil. Tem interesse nos estudos sobre História e Historiografia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação secundária, instituições educativas, formação de professores e cultura escolar
Rosa Fatima de Souza Chaloba, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.
Professora titular em História da Educação na Universidade Estadual Paulista, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B e vice-diretora da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara.  É membro da Coordenação de Área de Ciências Humanas e Sociais (CHIII) da Fapesp. É pesquisadora do Laboratorio de Investigación: Género, Interculturalidad y Derechos Humanos (LIGIDH) vinculado ao Colegio de San Luis de Postosi (COSAN ? México. É presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (gestão 2019 ? 2021) entidade na qual se filiou como sócio fundadora em 1999. Integra como pesquisadora associada a equipe do Projeto Temático Saberes e Práticas em Fronteiras: por uma história transacional da educação (1810-...), coordenado pelas Professoras Doutoras Diana Gonçalves Vidal e Carlota Josefina Malta Cardoso dos Reis Boto (USP), financiado pela FAPESP (Processo n. 2018/26699-4). Coordena o projeto integrado de pesquisa Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), financiado pelo CNPq. . É membro do Conselho Científico das revistas Linhas e Trilhas pedagógicas. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências /UNESP/Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história da educação (história do ensino primário e secundário e história do currículo), cultura material escolar, centros de documentação e patrimônio histórico escolar.

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Publicado
2020-10-29
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Como Citar
Santos, K. L. L. dos, & Chaloba, R. F. de S. (2020). A expansão do ensino secundário em pernambuco:: a interiorização dos ginásios oficiais (1948-1963). Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 29(59), 195-211. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p195-211