A expansão do ensino secundário em pernambuco:

a interiorização dos ginásios oficiais (1948-1963)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p195-211

Palavras-chave:

História do ensino secundário, Interiorização dos ginásios oficiais, História da educação em Pernambuco

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a história do ensino secundário no estado de Pernambuco, no período de 1948 a 1963, considerando a atuação dos atores políticos e sociais envolvidos na expansão dos ginásios públicos. Com base em diversificadas fontes documentais como relatórios de governo, legislação educacional, anais da Assembleia Legislativa, dados estatísticos, projetos de lei e artigos veiculados na imprensa, o texto trata em primeiro lugar das iniciativas levadas a termo nos anos 40 do século XX para a ampliação do secundário público no estado. Na sequência, analisa o processo de interiorização dos ginásios públicos destacando a ação dos municípios, dos deputados e governadores. A lenta e tardia expansão do secundário público no estado de Pernambuco põe em evidencia aspectos da produção das desigualdades regionais no campo da educação e os limites da política estatal para a educação média.

 

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Biografia do Autor

Kalline Laira Lima dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduação em História pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina (2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação UNESP- Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília, linha Filosofia e História da Educação no Brasil. Tem interesse nos estudos sobre História e Historiografia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação secundária, instituições educativas, formação de professores e cultura escolar

Rosa Fatima de Souza Chaloba, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora titular em História da Educação na Universidade Estadual Paulista, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B e vice-diretora da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara.  É membro da Coordenação de Área de Ciências Humanas e Sociais (CHIII) da Fapesp. É pesquisadora do Laboratorio de Investigación: Género, Interculturalidad y Derechos Humanos (LIGIDH) vinculado ao Colegio de San Luis de Postosi (COSAN ? México. É presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (gestão 2019 ? 2021) entidade na qual se filiou como sócio fundadora em 1999. Integra como pesquisadora associada a equipe do Projeto Temático Saberes e Práticas em Fronteiras: por uma história transacional da educação (1810-...), coordenado pelas Professoras Doutoras Diana Gonçalves Vidal e Carlota Josefina Malta Cardoso dos Reis Boto (USP), financiado pela FAPESP (Processo n. 2018/26699-4). Coordena o projeto integrado de pesquisa Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), financiado pelo CNPq. . É membro do Conselho Científico das revistas Linhas e Trilhas pedagógicas. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências /UNESP/Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história da educação (história do ensino primário e secundário e história do currículo), cultura material escolar, centros de documentação e patrimônio histórico escolar.

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

SANTOS, K. L. L. dos; CHALOBA, R. F. de S. A expansão do ensino secundário em pernambuco:: a interiorização dos ginásios oficiais (1948-1963). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 195–211, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p195-211. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8290. Acesso em: 21 nov. 2024.