A Reforma Gustavo Capanema no Atheneu Sergipense: entre a legislação educacional e as práticas educativas discentes (1942-1961)
Resumo
Este estudo tomou como ponto de partida a Reforma de Capanema, em vigor no Brasil nos anos de 1942 a 1961, pela Lei Orgânica do Ensino Secundário, a fim de analisar seus reflexos nas práticas educativas discentes. O texto apresenta os desdobramentos de tal legislação notadamente no Atheneu Sergipense, centrando-se no papel do aluno não apenas como partícipe do cotidiano escolar, mas como produtor deste. O processo investigativo seguiu as recomendações de Viñao Frago (2000), que englobam três pontos de vista: o teórico, o legal e o real. As fontes recorridas neste estudo foram: peças legislativas que determinaram ações efetivas no colégio, ofícios e, sobretudo, jornais estudantis e comerciais que revelaram práticas discentes de destaque, como a organização de agremiações, redação de jornais, criação, direção e encenação de peças teatrais, apresentações musicais, enfim, manifestações artístico-culturais, recreativas e de formação complementar, elaboradas pela classe estudantil sergipana, fomentadas naquela “Casa de Educação Literária”.
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Atualizado em 15/07/2017