A Reforma Gustavo Capanema no Atheneu Sergipense: entre a legislação educacional e as práticas educativas discentes (1942-1961)

Resumo

Este estudo tomou como ponto de partida a Reforma de Capanema, em vigor no Brasil nos anos de 1942 a 1961, pela Lei Orgânica do Ensino Secundário, a fim de analisar seus reflexos nas práticas educativas discentes. O texto apresenta os desdobramentos de tal legislação notadamente no Atheneu Sergipense, centrando-se no papel do aluno não apenas como partícipe do cotidiano escolar, mas como produtor deste. O processo investigativo seguiu as recomendações de Viñao Frago (2000), que englobam três pontos de vista: o teórico, o legal e o real. As fontes recorridas neste estudo foram: peças legislativas que determinaram ações efetivas no colégio, ofícios e, sobretudo, jornais estudantis e comerciais que revelaram práticas discentes de destaque, como a organização de agremiações, redação de jornais, criação, direção e encenação de peças teatrais, apresentações musicais, enfim, manifestações artístico-culturais, recreativas e de formação complementar, elaboradas pela classe estudantil sergipana, fomentadas naquela “Casa de Educação Literária”.

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Biografia do Autor

Eva Maria Siqueira Alves, Universidade Federal de Sergipe

Tem Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É professora Titular, aposentada, da Universidade Federal de Sergipe. É a Coordenadora do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS). Pesquisa na área de Educação com ênfase em História da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq).

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe
Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe.
Rosemeire Marcedo Costa, Universidade Federal de Sergipe
Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado
2020-10-28
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Como Citar
Siqueira Alves, E. M., Oliveira, J. P. G., & Costa, R. M. (2020). A Reforma Gustavo Capanema no Atheneu Sergipense: entre a legislação educacional e as práticas educativas discentes (1942-1961). Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 29(59), 180-194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p180-194