LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS:PRESENTE!

Autores

  • Lícia Maria Freire Beltrão Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Mary Andrade Arapiraca Universidade do Estado da Bahia-UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Literatura, Formação de professores, Projeto Salvador, Leitura.

Resumo

O ensaio, inspirado nas considerações de Iser sobre representações, “um como se” bem ao gosto da escrita literária, escopo de sua discussão, partilha as experiências, concepções e práticas constitutivas da formação de professoras em exercício, que elegeu, entre outros artefatos, a linguagem, as artes, as letras e as tecnologias como fios que teceram os diálogos em torno das aprendizagens e dos ensinos. Nele, se reconhece a questão da literatura e do ensino como uma relação mais polêmica que pacífica, e mostra-se como a leitura literária levou professoras a descobrir autores e passar a incluir a literatura como realce das suas práticas pedagógicas. As escritas
advindas dos diversos gêneros literários foram o alicerce para construção do memorial de formação, atividade inerente ao curso.

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Biografia do Autor

Lícia Maria Freire Beltrão, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunto IV da Faculdade de Educação (FACED/UFBA). Membro do grupo de pesquisa GELING.

Mary Andrade Arapiraca, Universidade do Estado da Bahia-UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada IV da Faculdade de Educação
(FACED/UFBA). Membro do grupo de pesquisa GELING

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Como Citar

BELTRÃO, L. M. F.; ARAPIRACA, M. A. LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS:PRESENTE!. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/828. Acesso em: 29 mar. 2024.