COGNOTECA:UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DE HABILIDADES COGNITIVAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Cognoteca, Habilidades cognitivas, Aprendizagem, Jogos cognitivos.

Resumo

A cognoteca reúne um acervo de materiais e jogos que exercitam habilidades emocionais, cognitivas e sociais. A cognoteca inserida no contexto escolar permite a proposição
de atividades curriculares e extracurriculares, contribuindo para fortalecer o enfoque globalizador de educação. Os jogos cognitivos são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Considerando esses recursos, neste trabalho temos o objetivo de apresentar os jogos cognitivos como recurso didático ao exercício de habilidades
cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar. O estudo realizado caracteriza-se como exploratório e foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir da proposição de atividades na cognoteca e observações
realizadas no atendimento de turmas e alunos do Ensino Fundamental com crianças de 6 a 10 anos. A partir disso, descrevemos três diferentes formatos de atividades com jogos
cognitivos e apontamos algumas contribuições à aprendizagem. Ao mesmo tempo em que apresentamos algumas possibilidades pedagógicas, destacando aspectos relacionados ao Planejamen-to, aos recursos e à organização do espaço no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia
de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Grupos de pesquisa: Edumídia e Laboratório de Neurociência
do Esporte e Exercício & Laboratório de Educação Cerebral.

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Como Citar

RAMOS, D. K. COGNOTECA:UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DE HABILIDADES COGNITIVAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/824. Acesso em: 22 dez. 2024.