VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA

Autores

  • Eliana Sousa Alencar Marques Universidade Federal do Piauí -UFPI
  • Maria Vilani Cosme de Carvalho Universidade Federal do Piauí -UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Vivência, Afetação, Potência de agir, Encontros alegres

Resumo

O artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vigotski e Baruch de Espinosa. O aprofundamento em torno da teoria de Vigotski revela que ele encontrou em Espinosa a sustentação filosófica que explica a relação entre afeto e intelecto no desenvolvimento do psiquismo humano. Com base nisso, propomos um diálogo entre Vigostki por meio da categoria vivência, e Espinosa a partir da categoria afetação. O estudo vem sendo realizado por meio de pesquisa
bibliográfica com base na obra Éticade Espinosa e nos textos pedológicos escritos por Vigotski, precisamente La crisis de los siete años, A questão do meio na pedologia e Psicologia pedagógica. Os resultados apontam que vivências alegres aumentam a potência de agir de alunos e professores. O aumento da potência de agir significa também o aumento da potência de pensar, ou seja, significa maior consciência na
atividade. Para o aluno, significa vivenciar aprendizagens que façam sentido para sua vida, ou seja, o que lhe traz felicidade. Para o professor, significa saber o que faz, isto é, maior autonomia no trabalho. Portanto, as vivências que constituem encontros alegres produzem afetações que ajudam na constituição de sujeitos mais emancipados.

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Biografia do Autor

Eliana Sousa Alencar Marques, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI). Professora
das disciplinas Didática, Avaliação da Aprendizagem e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/ Campus Petrônio Portela. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia da Educação (NEPPED/PPGED/UFPI). Linhas de pesquisa: Atividade de ensino-aprendizagem, Formação de professores, significados e sentidos na abordagem Sócio-Histórica.

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Professora Pós-Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI).
Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação (NEPPED/PPGED/UFPI). Endereço para correspondência: Universidade Federal do Piauí (UFPI) /Centro de Ciências da Educação (CCE) / Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE)/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)

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Como Citar

MARQUES, E. S. A.; CARVALHO, M. V. C. de. VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822. Acesso em: 21 nov. 2024.