EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177

Palavras-chave:

Escola indígena, Saberes culturais, Interculturalidade

Resumo

O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.

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Biografia do Autor

Maria José Ribeiro de Sá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pedagoga no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Imperatriz).

Maria das Graças Silva, Universidade de Lisboa – Portugal (ICS/UL).

Pós-Doutora em Sociologia Ambiental pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – Portugal (ICS/UL). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA/UEPA).

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Publicado

2019-12-29

Como Citar

SÁ, M. J. R. de; SILVA, M. das G. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 56, p. 162–177, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843. Acesso em: 5 nov. 2024.