Rodas de leitura na educação infantil
a formação de “leitores pensantes”
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326Palavras-chave:
Mediação de leitura, Leitores pensantes, Educação Infantil.Resumo
O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.
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Atualizado em 15/07/2017