Rodas de leitura na educação infantil

a formação de “leitores pensantes”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Leitores pensantes, Educação Infantil.

Resumo

 O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Ana Carolina Perrusi A. Bandão é Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004). Em 2015-2016 realizou pós doutorado na University of Oxford. É professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo atividades de ensino e orientação de alunos no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (PLEEI), desenvolvendo estudos nas áreas de letramento e processos iniciais de apropriação da linguagem escrita por crianças. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde participa de atividades de formação de professores e de produção e análise de materiais didáticos. Entre 2012 e 2014, assumiu a função de Coordenadora de Ações Pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas que funciona no campus da universidade e é vinculado à Progepe/ UFPE. Desde junho de 2016, reassumiu essa função.

Ana Raquel da Rocha Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, orientada pela professora Dra Ana Carolina Perrusi Alves Brandão. Graduada em Pedagogia pela UFPE (2015). Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento (GEPELLL), do PLEEI (Grupo de pesquisa em Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil) e do grupo de estudo do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Rosas/UFPE. Professora da rede pública de ensino do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Tem experiência na área de Educação escolar e não escolar.

 

Jane Rafaela Pereira da Silva, Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Recife

Mestre em Educação na linha de linguagem e Educação, titulação concedida em 2014 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia também pela UFPE. Interessa-se por estudos relacionados à apropriação do sistema de escrita alfabética, consciência fonológica, livros didáticos, jogos de linguagem, educação infantil, leitura e literatura infantil. Atualmente trabalha como professora das séries iniciais do ensino fundamental pela Prefeitura do Recife e leciona também como professora de tecnologia por essa mesma instituição, dando aulas de introdução à informática para idosos e comunidade em geral. É membro do  PLEEI (Grupo de pesquisa em Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

PERRUSI ALVES BRANDÃO, A. C.; DA ROCHA BEZERRA, A. R.; PEREIRA DA SILVA, J. R. Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 310–326, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752. Acesso em: 12 jun. 2024.