OUVINDO A DIVERSIDADE MUSICAL DO MUNDO – PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL COGNITIVA “ALÉM DAS FRONTEIRAS”

Autores

  • Katharina Döring Universidade do Estado da Bahia (DEDC–I/UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p27-46

Palavras-chave:

Educação musical, Etnomusicologia, Estudos culturais, Diversidade musical

Resumo

Os campos de educação musical e etnomusicologia nas pesquisas acadêmicas estão cada vez mais próximos na medida em que o Brasil busca reconhecer e integrar as músicas da tradição oral, de matrizes africanas e indígenas entre outras, como patrimônio imaterial e como conteúdos musicais na educação básica. Procuro tecer entre pesquisas interdisciplinares dos campos da etnomusicologia, educação musical, estudos culturais e cognição musical um diálogo crítico e interativo que possa ajudar a elaborar novos parâmetros para uma educação musical baseada na diversidade musical brasileira e das músicas do mundo.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

DÖRING, K. OUVINDO A DIVERSIDADE MUSICAL DO MUNDO – PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL COGNITIVA “ALÉM DAS FRONTEIRAS”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 27–46, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p27-46. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7564. Acesso em: 25 jun. 2024.