FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA COMO OBJETO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p221-233Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Música, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta considerações teórico-metodológicas sobre a escrita de pesquisas denominadas de “estado do conhecimento”. Com base na terminologia encontrada na literatura referente ao tema, o texto apresenta uma proposta de distinção entre o “estado da arte” e o “estado do conhecimento”, comumente considerados como sinônimos. Ancorado nessa distinção terminológica, o autor descreve os resultados do “estado do conhecimento” realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação sobre a permanência de práticas tradicionais típicas dos Conservatórios de Música nas instituições contemporâneas de Ensino Superior. Por meio desse exercício foi possível perceber que vários estudos já vinham identificando a permanência e manutenção dessas práticas, e sinalizando a necessidade de reformas. Tal fato acabou por sublinhar a força explicativa do conceito bourdesiano de habitus, possibilitando a construção da noção de habitus conservatorial, ferramenta teórica que norteou a análise dos documentos curriculares de alguns cursos de Licenciatura em Música do Brasil.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2006. Não paginado.
BASTIÃO, Zuraida Abud. A abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música. 2009. 293 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
CERESER, Cristina Mie Ito. A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura. 2003. 153 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
DENARDI, Christiane. Professores de Música: história e perspectivas. Curitiba: Juruá, 2008.
______. A formação inicial do professor de música no curso de licenciatura em música da EMBAP (1961-1996). 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação strictu senso em Educação. Revista da ABEM, n. 5, p. 45-58, 2000.
______. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 15, p. 11-26, set. 2006.
______. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros (II). Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 16, p. 95-111, mar. 2007.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, Ago. 2002.
FREIRE, Vanda Lima Bellard. Música e sociedade – uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música. Porto Alegre: ABEM, 1992. (Série Teses)
GOMES, Solange Maranho. A formação de professores de música da faculdade de artes do Paraná: concepções filosófico-pedagógicas. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Faculdade de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
GOSS, Luciana. A formação do professor para a escola livre de música. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
JARDIM, Vera Lúcia Gomes. “Os sons da República” – o ensino de Música nas escolas públicas de São Paulo na Primeira República (1889-1930). 2003. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
KLEBER, Magali Oliveira. Teorias curriculares e suas implicações no ensino superior de Música: um estudo de caso. 2000. 310 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2000.
MENDES, Olenir Maria. Os cursos de licenciatura e a formação do professor: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil dos profissionais de educação. 1999. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
MESSINA, Graciela. Estudio sobre el estado da arte de la investigacion acerca de la formación docente en los noventa. Cidade do México: Organización de Estados IberoAmericanos para La Educación, La Ciência y La Cultura, 1998.
MORATO, Cínthia Thaís. Estudar e trabalhar durante a graduação em Música: construindo sentidos sobre a formação profissional do músico e do professor de música. 2009. 307 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MORILA, Ailton Pereira. Dando o tom: música e cultura nas ruas, salões e escolas da cidade de São Paulo (1870-1906). 2004. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
NEVES, Hirlândia Milon. Implementar uma instituição de formação musical: uma história do Conservatório de Música Joaquim Franco, Manaus/AM. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
NOBRE, Moacyr; BERNARDO, Wanderley. Prática clínica baseada em evidência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
NÓBREGA-THERRIEN, Sônia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul./dez. 2004.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino Superior e as licenciaturas em Música (pós Diretrizes Curriculares Nacionais 2004): um retrato do habitus conservatórial nos documentos curriculares. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.
PEREIRA FILHO, João Valter. História e memória da educação musical no Piauí: das primeiras iniciativas à universidade. 2009. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2009.
PIRES, Nair Aparecida Rodrigues. A identidade das licenciaturas na área de música: múltiplos olhares sobre a formação do professor. 2003. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
PRATES, Ana Lídia da Fontoura. Por que a licenciatura em música? Um estudo sobre escolha profissional com calouros do curso de Licenciatura em Música da UFRGS em 2003. 2004. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
PRATES, Francisca Schaich. A melodia da formação: um estudo das trajetórias de formação musical de estudantes da Escola de Música da UFMG. 2006. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
SANTOS, Marco Antônio Carvalho dos. Música, educação e democracia. 2004. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
SILVA, Janaína Girotto. “O Florão mais belo do Brasil”: o Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro / 1841-1865. 2007. 248 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SILVA, Maria Goretti Herculano. Cotidianos sonoros na constituição do habitus e do campo pedagógico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017