O QUE É UM ESTUDO DE CASO QUALITATIVO EM EDUCAÇÃO?

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Estudo de caso, Pesquisa educacional, Abordagem qualitativa

Resumo

Na introdução do texto busca-se explicitar um conceito de rigor metodológico, que não é medido pela nomeação do tipo de pesquisa, mas pela descrição clara e pormenorizada do caminho seguido pelo pesquisador para alcançar os objetivos e pela justificativa das opções feitas neste caminho. Em seguida, discute-se o conceito e os fundamentos do estudo de caso qualitativo em educação. Indicam-se ainda as fases em que se desenvolve um estudo de caso, tomando-se como exemplo os estudos de caso desenvolvidos no contexto de uma pesquisa que avalia o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). A parte final do texto descreve e comenta dois exemplos de pesquisa que deixam mais evidente a conveniência – ou não – do uso da denominação de estudo de caso

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Biografia do Autor

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
∗ Doutora em Psicologia da Educação pela University of Illinois, USA. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente.

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Publicado
2019-10-16
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Como Citar
ANDRÉ, M. O QUE É UM ESTUDO DE CASO QUALITATIVO EM EDUCAÇÃO?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 16 out. 2019.