O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?

Autores

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103

Palavras-chave:

Estudo de caso, Pesquisa educacional, Abordagem qualitativa

Resumo

Na introdução do texto busca-se explicitar um conceito de rigor metodológico, que não é medido pela nomeação do tipo de pesquisa, mas pela descrição clara e pormenorizada do caminho seguido pelo pesquisador para alcançar os objetivos e pela justificativa das opções feitas neste caminho. Em seguida, discute-se o conceito e os fundamentos do estudo de caso qualitativo em educação. Indicam-se ainda as fases em que se desenvolve um estudo de caso, tomando-se como exemplo os estudos de caso desenvolvidos no contexto de uma pesquisa que avalia o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). A parte final do texto descreve e comenta dois exemplos de pesquisa que deixam mais evidente a conveniência – ou não – do uso da denominação de estudo de caso

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Biografia do Autor

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

∗ Doutora em Psicologia da Educação pela University of Illinois, USA. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente.

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

ANDRÉ, M. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 95–103, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7441. Acesso em: 13 dez. 2024.