O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103Palavras-chave:
Estudo de caso, Pesquisa educacional, Abordagem qualitativaResumo
Na introdução do texto busca-se explicitar um conceito de rigor metodológico, que não é medido pela nomeação do tipo de pesquisa, mas pela descrição clara e pormenorizada do caminho seguido pelo pesquisador para alcançar os objetivos e pela justificativa das opções feitas neste caminho. Em seguida, discute-se o conceito e os fundamentos do estudo de caso qualitativo em educação. Indicam-se ainda as fases em que se desenvolve um estudo de caso, tomando-se como exemplo os estudos de caso desenvolvidos no contexto de uma pesquisa que avalia o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). A parte final do texto descreve e comenta dois exemplos de pesquisa que deixam mais evidente a conveniência – ou não – do uso da denominação de estudo de caso
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivro, 2005.
BASSEY, M. Case study research in educational settings. Londres: Open University Press, 2003.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Estado da arte das políticas docentes no Brasil. Brasília, DF: UNESCO, 2011.
HAMEL, J. Case study methods. London:SAGE Publications, 1993.
KRAMER, S.; ANDRÉ, M .E. D. A. Alfabetização: um estudo de professores das camadas populares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 65, n. 151, p. 523-537, set./dez. 1984,.
MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.
PERES, R. S.; SANTOS, M. A. Considerações gerais e orientações práticas acerca do emprego de estudos de caso na pesquisa científica em Psicologia. Interações, v. X, n. 20, p. 109-126, jul./dez. 2005.
STAKE, R. E. Case Studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. London: SAGE Publications, 1994. p. 236-247.
STAKE, R. E. The art of case study research. London: SAGE Publications, 1995.
YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Artmed, 2001
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017