CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p112-126

Palavras-chave:

Política de internacionalização, Educação superior, Contemporaneidade

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento das ações de
internacionalização na Educação Superior, nas últimas décadas. Apresenta as
dimensões deste conceito como forma de apreender a política que intervém
sobre as decisões educacionais e como ela pode adquirir significados diferentes,
dependendo de quem está na fonte de sua “interpretação” e do contexto ao qual
ela se aplica. No campo empírico, analisa o papel da Universidade do Estado
da Bahia (UNEB) no contexto da contemporaneidade, a partir de suas ações
de internacionalização. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental,
cujos resultados apontam lacunas conceituais, evidenciam a necessidade de
maiores investimentos em pesquisas que aprofundam o entendimento dos
diversos aspectos concernentes à internacionalização e constatam os desafios
enfrentados na UNEB para implementação de uma política institucional de
internacionalização.

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Biografia do Autor

Natanael Reis Bonfim, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Educação e Turismo pela Universidade Sorbonne/Paris 1. PhD em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal (UQAM). Secretário da Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e sustentabilidade (GIPRES/UNEB).

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com ênfase em Políticas Públicas, Economia e Gestão da Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (EDUCATIO/UNEB).

Mateus Santos Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da
Bahia (PPGEduC/UNEB). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade
(GIPRES/UNEB).

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

BONFIM, N. R.; RÊGO PIMENTEL, G. S.; SOUZA, M. S. CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 112–126, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p112-126. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7172. Acesso em: 5 nov. 2024.