CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p112-126Palavras-chave:
Política de internacionalização, Educação superior, ContemporaneidadeResumo
O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento das ações de
internacionalização na Educação Superior, nas últimas décadas. Apresenta as
dimensões deste conceito como forma de apreender a política que intervém
sobre as decisões educacionais e como ela pode adquirir significados diferentes,
dependendo de quem está na fonte de sua “interpretação” e do contexto ao qual
ela se aplica. No campo empírico, analisa o papel da Universidade do Estado
da Bahia (UNEB) no contexto da contemporaneidade, a partir de suas ações
de internacionalização. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental,
cujos resultados apontam lacunas conceituais, evidenciam a necessidade de
maiores investimentos em pesquisas que aprofundam o entendimento dos
diversos aspectos concernentes à internacionalização e constatam os desafios
enfrentados na UNEB para implementação de uma política institucional de
internacionalização.
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Atualizado em 15/07/2017